Prime Filmes
mar
13

A grande diferença entre vídeos bons e ruins não está relacionada apenas  à qualidade da câmera usada, mas também à iluminação da cena.

Isso porque, assim como falhas no áudio, uma iluminação precária pode comprometer a compreensão do seu conteúdo e fazer com que as pessoas percam o interesse por aquilo que estão assistindo – ou que no caso, não estão conseguindo assistir.

Mas apesar de parecer intimidante, a verdade é que filmar um vídeo não é algo difícil, especialmente se você tiver as dicas de iluminação para vídeo corretas.

Por isso, neste post vamos te dar alguns truques simples  e fáceis para conseguir a luz certa dentro ou fora de casa e gravar seus vídeos caseiros e stories com qualidade profissional.

Por que é importante ter uma boa iluminação para vídeo?

As imagens nem sempre aparecem na tela da maneira que gostaríamos.

Talvez sua foto não seja brilhante o suficiente, ou seja muito clara, ou os detalhes não estejam aparecendo. Às vezes, as cores não estão certas ou há tantas sombras que é difícil ver o que você está tentando transmitir.

Por isso, para conseguir uma imagem mais próxima da realidade possível, uma boa iluminação para vídeo é essencial.

1. Como trabalhar com iluminação para vídeo ao ar livre

Para gravar um vídeo ao ar livre, você vai usar a fonte de luz mais simples de todas: o sol. Onde o sol está localizado no céu pode ter um efeito muito importante na aparência do seu vídeo.

Um sol do meio dia, por exemplo, será mais brilhante e produzirá as sombras mais fortes (embora durem pouco tempo), enquanto o sol da manhã ou da tarde terá sombras mais longas e mais suaves.

2. Iluminação para vídeo usando a luz da janela

Não é incomum gravar vídeos ou stories em casa. Mas sem poder contar com a iluminação natural do sol ao ar livre, você terá que ser criativo.

Para conseguir uma boa luz usando a janela, por exemplo, há duas coisas a se considerar:

  • Escolher o horário de gravar o vídeo quando o sol estiver de frente a sua janela. Isso iluminará o seu rosto, que ficará em primeiro plano;
  • Não ficar de costas se o sol estiver de frente para sua janela, pois isso irá criar uma sombra no seu rosto, que ficará em segundo plano, o famoso “contra-luz”.

3. Faça o foco se destacar

Esta é uma dica muito simples, mas pode ser muito crítica para orientar quem está assistindo seu vídeo. Isso porque o olho é atraído para a parte mais brilhante do quadro.

Portanto, se você quer que algo se destaque no seu vídeo, certifique-se de que sua iluminação comunique isso. Lembre-se, a luz reforça a importância visual.

4. Planeje a hora da filmagem

Dê sempre preferência para o nascer  ou o pôr do sol quando estiver procurando uma luz mais suave e com menos sombras.

Estes são os horários mais estratégicos pois você ficará menos suscetível às escondidas e aparições do sol entre as nuvens a todo tempo.

5. Encontre o melhor posicionamento para a câmera

Quanto mais de “costas” o seu smartphone ou webcam estiver do sol, menos luz é captada diretamente, evitando uma imagem estourada.

A ideia aqui é que o personagem ou cena, que é o foco do vídeo, esteja sempre posicionado de frente para a fonte de luz. Essa prática também diminui as indesejadas sombras.

Viu como dicas simples podem te ajudar a conseguir uma ótima iluminação para vídeo caseiro ou story? Se você gostou desse texto aproveite e veja mais conteúdos com dicas de gravação de vídeos.

Não esqueça também de curtir e compartilhar com seus amigos. Até mais

Sobre o autor

Deixe comentário