Aprenda a como produzir um Roteiro de Vídeo para uma produção audiovisual

Aprenda a como produzir um Roteiro de Vídeo para uma produção audiovisual

Existem várias mídias à escolha na hora de produzir um material institucional ou publicitário. Atualmente, uma das mais comuns e que mais cresce em uso e audiência é o vídeo, que tem inclusive aumentado sua capilaridade e capacidade de alcançar diferentes plataformas. Na hora de produzir um vídeo institucional ou vídeo publicitário, é necessário se atentar a diversos detalhes, que vão desde o roteiro de vídeo até a produção final. Para auxiliar neste processo, separamos aqui algumas dicas e recomendações sobre a primeira etapa do processo, que é a escrita do roteiro. Confira abaixo:

É no roteiro de vídeo que são tomadas as principais decisões sobre o material:

O roteiro vai guiar todo o processo de produção do material. É ali, na escrita do roteiro, que as decisões corretas devem ser tomadas e as estratégias devem ser definidas, para que a produção seja assertiva. Dedicar bastante tempo de trabalho e atenção da equipe ao roteiro é fundamental para se obter sucesso nas etapas seguintes e no resultado final.

É necessário definir um público para o vídeo:

Quem vai assistir aos vídeos? Qual o público que se deseja atingir? Quais os impactos que a peça deseja causar? Essas perguntas são fundamentais na hora de escrever um roteiro de vídeo adequado. Definir o público alvo é um divisor de águas na produção de um material em vídeo, e é necessário que essa etapa seja concluída antes da escrita do roteiro. Isso ajuda a definir as intenções da peça e otimiza o trabalho dos roteiristas.

Criatividade é fundamental:

Por se tratar de uma mídia em amplo crescimento, que se espalha por diferentes plataformas e vem sendo cada vez mais usada, o vídeo traz consigo um desafio para quem o produz: se diferenciar do resto. Para isso, é fundamental ser criativo. Tanto na parte visual quanto no texto do roteiro, fazer algo diferente, que identifique a sua marca e chame atenção é imprescindível.

Cuidado com os erros gramaticais:

Revisões são extremamente necessárias nos roteiros e recomenda-se que sejam feitas repetitivamente. Além disso, as frases devem ser sempre claras, já que o público precisa assimilar tudo ouvindo apenas uma vez. Clareza e coesão, sempre.

Não esqueça de prender sua audiência:

Um dos problemas que podem acontecer na produção de um roteiro de vídeo é a falta de um elemento de maior chamada de atenção nos primeiros segundos do material. Isso é necessário para que o público se interesse o suficiente por aquilo para seguir assistindo e prestando atenção.

Lembrar das duas partes fundamentais de um vídeo:

Outra coisa que pode acontecer em uma produção de material audiovisual é: um roteiro impecável na parte do texto, mas que deixa de lado a questão visual, ou vice-versa. É necessário lembrar que o material precisa ser completo, e para isso, a fórmula é combinar um texto bem escrito com uma visualidade bem produzida. Com as dicas acima, uma produtora de vídeo especializada e um bom planejamento, o material audiovisual da sua empresa, seja ele institucional ou publicitário, tem tudo para trazer ótimos resultados. Além disso, é a forma mais eficaz de alcançar os clientes. Lembrando que, antes de partir para a produção, é fundamental investir tempo e planejamento na escrita de um roteiro de vídeo bem escrito e estruturado. Um roteiro é uma estrutura do que se deseja alcançar, um guia para a produção e para obter os resultados desejados. Até a próxima!

SIGA NOSSO

INSTAGRAM