Broadcast Vídeo: Você sabe o que é?
Se alguém te perguntar, durante uma reunião ou um briefing, o que você acha de trabalhar usando broadcas vídeo, o que você responderia? Saberia dizer o que significa este termo e quais as aplicações desta técnica? É sobre isso que iremos falar a seguir:
O que significa broadcast vídeo?
O termo em inglês broadcast vem da junção de duas palavras dessa mesma língua: “broad” e “cast”. A palavra broad significa, em português, largo, ou em larga escala, enquanto cast significa transmissão. Broadcast, portanto, é uma transmissão em larga escala.
Existem vários tipos de conteúdos que podem ser transmitidos em larga escala, podendo usar também diferentes plataformas. Por isso, existem termos mais específicos, como o broadcast vídeo, que usamos para nos referir a aplicações específicas da tecnologia de distribuição em larga escala.
Mas então, o que é broadcast vídeo?
A distribuição em larga escala de conteúdos nos dias atuais é tão intensa que às vezes não nos damos conta que está ocorrendo, e não percebemos as tecnologias que atuam para assegurar isso. O broadcast vídeo nada mais é do que a distribuição em larga escala de conteúdo em vídeo, para ser acessado pelo público em geral.
Um exemplo que certamente conhecemos é o YouTube, a plataforma de distribuição de vídeos do Google, nela, os usuários podem ser tanto pessoas comuns quanto grandes empresas, postam os vídeos para que sejam acessados por qualquer pessoa com conexão à internet. Ou seja, são vídeos distribuídos para um número muito grande de pessoas.
Outro aspecto interessante é que estes vídeos são tanto produzidos individualmente, como é o caso de alguns youtubers (pessoas que produzem vídeos para a plataforma YouTube) quanto por uma produtora de vídeos.
Em quais plataformas podemos fazer a distribuição de conteúdo em vídeo?
Mencionamos como exemplo o YouTube, que é uma plataforma online, ou seja, utiliza a internet como ferramenta de distribuição de seu conteúdo. Como o vídeo para web, é através da internet que o público chega até os vídeos. Devemos ressaltar, porém, que ela não é a única plataforma possível para transmissão de conteúdo, existem outras que podem inclusive chegar a um número maior de pessoas. O exemplo mais claro de plataforma para distribuição de conteúdo em vídeo é a televisão: em tempo integral, é transmitida uma programação ao público que deseja assisti-la, bastando ter um aparelho de TV para tal. O conteúdo chegará a todos os aparelhos, por isso dizemos que é uma distribuição em larga escala.
Quem pode usar o broadcast vídeo?
Qualquer pessoa ou empresa que esteja interessada em produzir um conteúdo em vídeo e transmitir esse conteúdo para um número grande de pessoas está utilizando a técnica de broadcast vídeo.
Existem várias aplicações para esse tipo de conteúdo, como em campanhas publicitárias ou de conscientização; produção de filmes ou séries, incluindo aí a websérie, que têm feito sucesso no YouTube nos últimos tempos; entre outros. O broadcast vídeo é uma ferramenta valiosa de transmissão de conteúdo.
Como fazer o broadcast vídeo?
A melhor opção é contratar uma empresa que ofereça serviços de produção audiovisual, assim, você terá à disposição uma equipe pronta para realizar todas as etapas do processo de planejamento, filmagem, edição, entre outras, para garantir o melhor resultado possível.
Com tantas vantagens assim, é hora de começar a planejar sua próxima campanha em vídeo publicitário, vídeo institucional ou outros tipos de trabalho com broadcast vídeo!
Entre em contato com a Prime Filmes para mais informações sobre esta técnica!
Até a próxima!