Como realizar captação de imagem em vídeo corretamente?

Como realizar captação de imagem em vídeo corretamente?

Seja você é um publicitário, documentarista ou amante da sétima arte, deve saber que vídeo é uma forma bastante eficiente de vender seu produto ou serviço. É preciso, entender a importância da captação de imagem para que o trabalho alcance os resultados esperados.
Afinal, se as imagens saem sem foco, muito escuras ou muito claras, se são insuficientes ou não atendem ao roteiro de alguma forma, isso prejudica todo o restante do trabalho e, às vezes, nem mesmo um bom editor pode salvar o vídeo.


Portanto, se você não é dono de uma Produtora de Vídeo e muito menos um expert no assunto, veja algumas dicas de como realizar captação de imagem em vídeo de qualidade.

Veja também:

Quando utilizar filmagem com drone?

Como produzir um roteiro de vídeo para uma produção audiovisual?

Planeje-se

captação de imagem

O planejamento é fundamental para que a captação de imagens seja perfeita aos objetivos, seja ele um vídeo de produto ou  vídeo para web. Do contrário, você poderá ter retrabalho, por isso, faça um checklist de tudo o que vai precisar, desde equipe até os equipamentos ou até mesmo figurinos que irá utilizar.

Escreva um roteiro detalhado com a descrição de planos e enquadramentos que serão utilizados em cada cena. Além disso, crie storyboards com cada take que deseja capturar, estabeleça se vai gravar pela manhã, à tarde ou à noite, em local aberto ou fechado. Tudo isso influencia na qualidade da imagem.

Organize o set de filmagem

Antes de começar a captação de imagens, organize o set de filmagem. Veja o passo a passo.

  • escale a equipe de filmagem e explique a função de cada um;
  • organize e limpe a locação;
  • se necessário, leve termo de uso da imagem e do espaço;
  • organize elenco, figurino, maquiagem e os elementos cenográficos;
  • verifique o funcionamento dos equipamentos e suas condições técnicas (cartão de memória, recursos de câmera, baterias, tripés, lentes, claquete, refletores de luz e microfones);
  • teste a câmera e o áudio;
  • faça a marcação das cenas de acordo com o storyboard e anote a marcação na claquete para facilitar a montagem do material;
captação de imagem

Dê atenção à iluminação

Dê atenção à iluminação

A iluminação é um dos itens mais importantes, se não o mais importante, em uma gravação de vídeo. Primeiro é preciso verificar se ela é suficiente, seja interna ou externa. 

Veja também:

A quantidade de luz é importante?

A quantidade de luz que atinge o sensor da câmera depende basicamente do diâmetro da abertura da lente (quanto maior, mas luz entrará por ela) e da distância focal no momento da captura da imagem. Distâncias maiores costumam produzir imagens mais escuras do que as mais curtas.

A luz natural

A luz natural do início da manhã costuma ser mais dourada, o que pode ser bastante interessante, dependendo do tipo de vídeo. Entre 8 e 11 horas, a luz é mais forte, mas ainda tem menos sombras duras. Evite gravar depois desse horário até 14 horas. A partir das 17 horas, porém, começa o crepúsculo, que é conhecido como a Hora de Ouro, quando as imagens costumam ficar mais bonitas. Mas o tempo de filmagem será curto.

Captação de imagem em vídeo com luz artificial

Já a luz artificial é mais fácil de ser controlada, mas exige técnica e bom equipamento. Em geral, é preciso ter três pontos de luz: dois na frente do personagem, e um terceiro atrás, como contraluz. Esse efeito dá mais destaque para a pessoa.

Dica extra: para captação de imagem contrate uma produtora!

Até aqui, você pode ter pensado que captar boas imagens é fácil, porém, se você quer mesmo garantir qualidade e precisa de um trabalho profissional, o ideal é contratar uma empresa para serviços de produção audiovisual. Não é a toa que muita gente vem investindo em vídeos para a internet e tornando a marca da sua empresa conhecida no meio digital. 

Quer saber como a Prime Filmes pode te ajudar na captação de imagem e muito mais? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

contrate-uma-produtora-de-confianca-captacao-de-imagem


SIGA NOSSO

INSTAGRAM