Como escolher a trilha sonora ideal para seu vídeo?

Como escolher a trilha sonora ideal para seu vídeo?

Parte primordial para um vídeo de sucesso é a trilha sonora. É ela que irá definir o clima, sentimento e impacto do que está sendo mostrado, afinal a música tem a capacidade de transmitir emoções apenas com os seus acordes.

A música faz parte da nossa história, das lembranças e dos momentos importantes da vida. Cada pessoa tem sua trilha sonora ideal e saber escolher a música certa para seu vídeo é um dos principais pontos para ter sucesso com ele.

Veja, a seguir, os passos para escolher a trilha sonora ideal:

1 - Definir o clima que a trilha sonora deve passar

A música está diretamente ligada a parte do nosso cérebro que processa as emoções. Ou seja, a trilha sonora certa é capaz de fazer o telespectador sentir aquilo que se quer transmitir, seja felicidade, tristeza, desespero e até mesmo esperança.

Sendo assim, o 1º passo para escolher a música ideal é definir qual sentimento o vídeo irá transmitir.

trilha sonora

2 - Escolha uma música de acordo com o ritmo desejado

As cenas de ação são mais agitadas e transmitem rapidez em sua execução. Já as cenas tristes, são mais calmas e precisam transmitir profundidade. Ou seja, o ritmo e a mensagem que o seu vídeo quer transmitir precisam ser pensados antes da escolher da música para que tudo faça sentido, seja ele calmo, acelerado ou mediano.

3 - Analise o perfil do público que deseja alcançar com a trilha sonora

A música é algo que marca gerações e conversa com públicos específicos. Por isso é importante entender o que o público que você quer atingir ouve: gêneros, cantores, ritmos. Assim fica mais fácil atingir seu objetivo com a trilha sonora. Você pode buscar inspirações em aplicativos de músicas, mas atenção: é importante não utilizar os hits sem que se tenha um propósito específico.

4 - Cuidado com os hits

É importante ter cuidado quando se escolhe um hit para ser a trilha sonora, afinal, se a música não tiver alguma ligação direta com o conteúdo do vídeo, ela pode tirar a atenção do público. Além disso, usar hits torna o vídeo datado, sendo facilmente esquecido quando outro hit surgir.

5 - Atente-se aos direitos autorais

Assim como tudo aquilo que é produzido e registrado, as músicas possuem direitos autorais. Portanto, é necessário se certificar se a trilha escolhida já está em domínio público ou se é necessário pedir autorização de uso. 

Se esses direitos não forem respeitados, seu vídeo pode ser retirado do ar e um processo pode ser aberto contra você. Existem bancos gratuitos e pagos para trilhas sonoras, que permite a compra pela internet ou apresenta as músicas em domínio público, evitando maiores problemas futuramente.

6 - Certifique-se da qualidade e o volume do áudio

Vamos supor que a trilha sonora foi escolhida, no entanto o volume ficou alto ou baixo demais e a qualidade não permite ouvir corretamente a música. Se isso acontece, todo o trabalho para a realização do vídeo é perdida, interferindo diretamente na mensagem que você quer passar.

Por isso, certifique-se de que o áudio possui volume e qualidade o suficiente.

7 - Contrate um profissional para fazer a trilha sonora

Escolher a trilha sonora ideal é parte fundamental na produção do seu vídeo e, caso fique com dúvidas na escolha, procure por quem entende do assunto. 


A Prime Filmes é uma produtora de vídeo para os mais diversos segmentos e formatos de vídeos. Nós te auxiliamos a deixar sua campanha mais profissional dentro do que você precisa. Entre em contato com a gente e solicite um orçamento sem compromisso!

Produtora de Vídeo Prime Filmes

SIGA NOSSO

INSTAGRAM