Um vídeo institucional é uma ferramenta poderosa para sua empresa. O material, quando feito com qualidade, pode ser o recurso certo para atrair mais olhares para o seu negócio e expandir sua cartela de clientes.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas para você saber como fazer o vídeo institucional da sua empresa e alcançar suas metas com ele. Boa leitura!

Defina o briefing

Briefing é um conjunto de informações essenciais para um produto. Sendo assim, definir o briefing do seu vídeo institucional é o primeiro passo antes de iniciar sua produção. Aqui você irá definir tudo o que é importante para ser apresentado.

Seja produto ou serviço, espaço, colaboradores, objetivos ou até mesmo os valores da empresa. Elenque tudo aquilo que precisa estar na mensagem que você deseja passar a seu público para não deixar algo importante de lado.

Além disso, o briefing deve ser feito com base no seu propósito para o vídeo institucional. Ou seja, ele deve ser baseado no seu objetivo, que pode ser a apresentação da companhia, lançamento de produtos ou serviço ou até mesmo para divulgação da sua marca.

O mais importante, em todos os casos, é determinar os pontos chave para a criação do vídeo e um briefing bem estruturado te ajuda nessa etapa com facilidade e garantia de abranger os pontos necessários.

gravando vídeo institucional para  empresa

Escolha o formato do seu vídeo institucional

A segunda etapa a ser definida é qual será o formato do seu vídeo. Nesse ponto são selecionados o tipo de linguagem, duração, tipo de vídeo, existência ou não de locução e outros fatores que são usados na produção.

Vale destacar que esses vídeos podem ter a cara da empresa e, por essa razão, devem ser pensados para chegar até o público que se busca alcançar, indo de encontro com o que ele espera e tem o hábito de consumir.

Faça um roteiro

O roteiro é o esqueleto do seu vídeo institucional. Você pode criar o próprio roteiro ou entrar em contato com empresas que fazem esse trabalho, como a Prime Filmes, e solicitar a criação do mesmo.

Caso a opção seja por criar seu roteiro, é importante incluir as etapas essenciais para o vídeo. Nesse sentido é importante ter a locução ou narração, a cena e se há ou não a presença de lettering. Vamos explicar melhor sobre cada um desses pontos.

  • Locução/narração: aquilo que é falado ao decorrer do vídeo, seja por personagens ou narrador;
  • Cena: o que o telespectador vê, deve acompanhar a locução e apresentar o que se propõe no briefing;
  • Lettering: uso de recursos escritos na cena para evidenciar pontos ou nomes que merecem destaque.

Escolha a trilha sonora do seu vídeo institucional

A trilha sonora é fundamental para fazer um vídeo. Afinal, a música está presente em quase tudo aquilo que temos contato e ela marca as pessoas que assistem esse produto. Dessa forma, essa escolha deve ser feita com cautela.

Encontre uma trilha sonora que converse com seu vídeo institucional, seu público e sua marca. Assim, ela pode se tornar uma ferramenta importante no marketing. Além disso, a música pode também ser usada como recurso emocional.

Essa ferramenta te ajuda a cativar o leitor a partir das emoções, despertando aquilo que você deseja para chamá-lo para a ação. Dessa maneira, a trilha sonora contribui de diferentes maneiras para o seu vídeo.

Escolha uma produtora de qualidade

gravando vídeo institucional para  empresa

Grande parte da qualidade do seu vídeo depende da produtora escolhida. Afinal, a captação de vídeo é uma das partes mais importantes. A produtora irá orientar quais são os melhores planos, qual a iluminação mais adequada para o tipo de mensagem que você quer transmitir e quais são os equipamentos que trarão a melhor imagem da sua empresa.

Por isso, é importante que a captação de imagem para a criação do seu vídeo seja feita com equipamentos profissionais, drones e outros recursos que unem a tecnologia disponível com uma equipe qualificada para manuseá-los e, dessa forma, proporcionar o melhor resultado para você.

Por fim, é importante que seu vídeo seja feito por uma produtora de vídeo de qualidade como a Prime Filmes. Afinal, o material será usado para divulgar sua marca, produto ou serviço e deve evidenciar o melhor da sua empresa.