As Vantagens de gravar em Estúdio Chroma Key

As Vantagens de gravar em Estúdio Chroma Key

estúdio chroma key

Com o avanço das técnicas de filmagens e evolução de hardware e software que vem acontecendo nas câmeras e programas de edição de vídeo, produzir um vídeo com qualidade se tornou cada vez mais importante para receber destaque entre os inúmeros conteúdos que é possível encontrar online. Uma das formas mais simples e com maior diferença notável de qualificar sua produção de forma rápida e barata é utilizar um estúdio chroma key em seus vídeos.

O que é Estúdio Chroma Key?

Estúdio Chroma key consiste em um método de gravação onde se insere uma imagem sobreposta a outra através da eliminação de uma cor estabelecida previamente, ou seja, gravar a pessoa ou objeto em frente a um fundo de uma cor – todos já ouvimos falar do famoso “fundo verde” – eliminar esta cor posteriormente e adicionar outra imagem ou gravação por trás do objeto da filmagem. 

Por exemplo, se você quer filmar uma pessoa em frente a um lago, não é necessário se  deslocar até o local, e sim ter as imagens com qualidade do local e filmar a pessoa em frente ao chroma key azul. Mas como assim chroma key azul?  Calma, explicaremos a seguir! 

estúdio chroma key verde

Cores do chroma key

Muitas pessoas acham que o chroma key existe apenas na cor verde, mas existem 3 modelos de cores principais, verde, azul ou vermelho. Cada uma das cores oferece características diferentes para as filmagens e para o resultado final após a edição. Seguem as características cores do estúdio chroma key:

  • Chroma Key Verde

O chroma verde é o mais amplamente utilizado pelas produtoras de vídeo. Isso acontece pois há menos objetos desta cor nas filmagens e pela grande absorção de luz que esta cor apresenta. Indicado também para cenas em que a aplicação de fundo será uma floresta ou algo com muito verde, pois o spill – espécie de reflexo da cor escolhida para o fundo no objeto da filmagem – pode trabalhar a favor da filmagem.

estúdio chroma key verde
  • Chroma Key Azul

Utilizado quando é necessário a aparição de objetos verdes. O spill pode ser utilizado em benefício a uma filmagem do oceano ou do céu. Antigamente era o mais utilizado, porém com o avanço tecnológico tanto de software de edição quanto do hardware de câmeras, o verde passou a ser mais propício. Continua sendo amplamente utilizado em produções caseiras ou estúdios menores pois seu spill é mais aceitável que o verde em alguns casos quando a produção é semiprofissional – no caso de não possuírem a iluminação necessária para evitá-lo.

estúdio chroma key azul
  • Chroma Key Vermelho

Atualmente o menos utilizado pois o spill interfere na tonalidade da pele de quem está sendo filmado. É possível encontrá-lo em filmagens de pôr do sol, o próprio sol ou de vulcões.

estúdio chroma key vermelho

Algumas vantagens de utilizar estúdio de Chroma Key

  1. Evita a necessidade de locomoção de equipes inteiras;
  2. Não torna a gravação suscetível a condições meteorológicas;
  3. Dá padrão e consistência a filmagens;
  4. Possibilidade de realizar gravações em locais normalmente indisponíveis.

Aplicações do Chroma Key

Os estúdios chroma key podem ser aplicados a diversos tipos de vídeos, dentre eles:

  1. Vídeos publicitários – uma campanha pode ser realizada inteiramente utilizando chroma key;
  2. Vídeos para web – muitas vezes com um orçamento mais baixo, é possível que seu vídeo seja filmado em qualquer lugar;
  3. Vídeos de treinamento – comumente utilizado de forma a dar mais dinâmica e exemplos práticos para os alunos ao lado ou ao fundo do professor.

Como fazer um Estúdio Chroma Key


estúdio chroma key

É possível fazer um estúdio caseiro, seja pintando uma parede ou utilizando de um tecido com a cor desejada – este sempre muito bem esticado para evitar sombras – no entanto há alguns cuidados que é importante atentar-se. É necessária uma iluminação de qualidade para evitar excesso de spills, portanto iluminar o fundo e o objeto da filmagem de formas independentes, com no mínimo duas luzes e atentar-se a direção da luz do fundo,  que será colocado posteriormente. Outro ponto importante é a distância entre o objeto e o fundo, priorizando-se uma distância entre 4 e 6 metros.

Agora que você já entendeu as vantagens de utilizar um estúdio chroma key e mensurar o salto de qualidade que isso dará a seus filmes, acesse o site da Prime Filmes e veja o portfólio. Caso tiver alguma dúvida entre em contato sem compromisso para compreender como um serviço profissional e de qualidade pode ajudar em seus futuros vídeos.


SIGA NOSSO

INSTAGRAM