Há muito tempo que o Fashion Film deixou de ser apenas uma tendência entre as marcas mais renomadas do mundo fashion, sendo hoje, parte fundamental da estratégia de comunicação no lançamento de novas coleções em todos os segmentos da moda. O Fashion Film hoje tem tanta importância para o marketing de uma marca de moda, quanto a passarela. Trata-se de uma abordagem cinematográfica do conceito por trás do estilo, com grande liberdade de expressão, podendo assim, gerar maior identificação com os consumidores.

Geralmente, no Fashion Film as peças ficam em segundo plano, a ideia principal é transmitir a essência da marca, suas inspirações, os momentos nos quais o seu estilo aplicado na coleção irá se destacar na vida do consumidor e, por fim, fazer com que o consumidor identifique-se com tais momentos. Para isso, são utilizados os mais variados recursos, de uma produção bem elaborada, às mais criativas narrativas, o objetivo principal é sempre cativar o público.

É claro que, apesar das peças não serem necessariamente o principal foco do Fashion Film, não significa que estarão ausentes do vídeo, muito pelo contrário, sua presença é fundamental, mas dentro de um contexto que contribua com a construção da narrativa e é claro, que prestigie os pontos mais fortes da coleção como, por exemplo, tipos de tecido, estampas, cores, detalhes de acabamento, etc. A intenção é fazer com que a percepção do estilo proposto pela marca vá além do visual, fazendo assim, com que a marca se torne realmente parte do estilo de vida do público e sempre presente em seu dia a dia.

Entre as narrativas adotadas em Fashion Films, é possível encontrar os mais variados gêneros e abordagens diferentes. Do conceitual abstrato, apelando pra força da imagem e da combinação entre edição e trilha sonora, tal qual um clipe musical, à formatos mais ousados, como se fosse um trailer de filme, incluindo até mesmo interação entre personagens ou locuções expressivas. A trilha sonora, aliás, tem parte fundamental. É a música que dá o clima e conduz o ritmo do vídeo, sua escolha deve ser feita com atenção para estar sempre em harmonia com o conceito pretendido pelo vídeo.

Entendendo a importância de cada elemento, é possível compreender que um bom Fashion Film vai muito além do que apenas ligar uma câmera e filmar os modelos vestidos com as peças. A escolha certa do clima pretendido, da trilha sonora, tipo de abordagem e gênero do vídeo, fará com que cada elemento esteja em harmonia com o conceito por trás da coleção, tornando-se assim, mais atrativo, coerente e assertivo com os objetivos de marketing da sua marca.

 

Confirma alguns exemplos de Fashion Filmes produzidos em nosso portfólio.

Até a próxima!