flat design isométrico

Como já vimos por aqui, o Flat Design é uma tendência popular no web design e tem sido cada vez mais utilizado em vídeos do tipo infográfico, sendo um recurso visual elegante e extremamente objetivo. Uma das vertentes do Flat Design, porém, vem ganhando mais destaque e chamando a atenção em produções audiovisuais: o Flat Design Isométrico.

O desenho isométrico é comumente encontrado em projetos de engenharia, arquitetura, desenhos industriais de peças, mas tem sido cada vez mais visto também no design de jogos, sites e também em vídeos. Em resumo, a isometria é uma forma de perspectiva onde todos os pontos de um objeto mantêm a mesma distância entre si, o que mantém as características do objeto na posição inicial, sem causar deformações, fazendo com que a percepção de suas formas seja o mais próximo possível de sua forma original (“Iso” quer dizer “mesma” e “métrica” quer dizer “medida”).

Além dos ângulos formados pela junção das linhas em um mesmo eixo, responsáveis justamente por causarem a sensação de uma perspectiva diagonal, os efeitos de luz e sombra, assim como na aplicação do Flat Design, são recursos fundamentais na criação de desenhos isométricos, pois possibilitam um efeito visual que reforça a ideia de volume, destacando e diferenciando cada uma das faces do objeto desenhado. Sem tais efeitos, o desenho fica com um aspecto chapado, prejudicando a percepção da forma do desenho, dependendo de sua complexidade.

Esse método possibilita representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões, oferecendo assim, um importante recurso na aplicação do Flat Design, gerando resultados incríveis e extremamente atrativos em vídeos infográficos.

Confira neste infográfico que produzimos.

 

Até a próxima.