Locução para Vídeo Animado/Institucional: O que é e qual sua importância?

Locução para Vídeo Animado/Institucional: O que é e qual sua importância?

Quando falamos em produção audiovisual, normalmente as pessoas percebem muito o destaque na parte das imagens e não percebem que o som é mais do que um complemento. Pesquisas mostram que vídeos com baixa qualidade de áudio ou narração deixam de ser assistidos. Por isso, quando você for criar seu vídeo animado ou vídeo institucional, por exemplo, é preciso compreender a importância do áudio e da locução para vídeo.

A mensagem de um vídeo voltado para a área empresarial, como uma produção institucional ou uma campanha em animação, é o fator que vai gerar os resultados esperados, reforçando a marca, explicando e mostrando a qualidade dos serviços e produtos e se destacando em relação à concorrência. E pra passar essa mensagem com eficiência é necessária uma boa locução.

Planejar a locução para vídeo é importante?

Para cada projeto de vídeo, é importante ter uma locução diferente. Isso significa que dependendo da mensagem que você quer transmitir, um tipo de voz específica será a mais adequada para aquele objetivo. Cada timbre e ritmo de locução ajuda a passar uma sensação, uma credibilidade, uma descontração, uma autoridade no que diz. 

A primeira diferença entre as vozes de locução para vídeo é na divisão entre homens e mulheres. Por padrão, a voz feminina passa sensações com mais segurança, transmitindo mais emoções e tendo um grande poder de convencimento. 

Com timbres mais graves, a voz masculina passa mais tranquilidade energética, podendo ser utilizada em locuções dramáticas quando necessário e funcionando bem para explicações mais técnicas e formais.

Como fazer locução para vídeo animado?

Como não há pessoas reais em um vídeo animado, a empatia do público com a narrativa depende muito mais da locução nesse caso. Por isso, a locução para vídeo desse tipo deve ser persuasiva e cheia de carisma. Os atores, em geral, têm essa habilidade na voz mais bem desenvolvida. Eles dominam o ritmo e a entonação, valorizando o desenvolvimento da animação. 

E a locução para vídeo institucional?

Para mostrar valores da empresa, apresentar treinamentos, produtos ou serviços, as imagens de determinados procedimentos ou espaços é o principal no desenvolvimento de um vídeo institucional. Por isso, a locução acompanha o roteiro sem um apresentador aparecer diretamente na imagem. A entonação da voz deve ser equilibrada, sem exagerar nas emoções, para passar a informação de maneira clara e eficiente. O ritmo deve ser mais calmo do que um vídeo animado, por exemplo. 

Locuções para produções audiovisuais

Para alguns outros tipos de produção audiovisual, a locução para vídeo tem características próprias. Para uma campanha publicitária, por exemplo, o ritmo mais acelerado e uma entonação bastante marcada são aspectos comuns. Para vídeos que trabalham uma história, com uma narrativa bem humana, a locução narrativa busca na voz a valorização das emoções, com a interpretação bem marcada das palavras.

Sabendo dessas características, agora você pode começar a tirar a ideia do papel, sem esquecer que para um bom trabalho é preciso contar com equipe especializada em serviços de pr\odução audiovisual. Na Prime Filmes nós acompanhamos e desenvolvemos todas as etapas fundamentais do seu projeto. Entre em contato e conheça nosso trabalho.

Produtora de Vídeo Prime Filmes

SIGA NOSSO

INSTAGRAM