Programa de Edição de Vídeo: Saiba quais os melhores para utilizar!

Programa de Edição de Vídeo: Saiba quais os melhores para utilizar!

Serviços de streaming, redes sociais, alta velocidade de internet, smartphones potentes e de alta qualidade. São diversos os fatores que fizeram do vídeo, um dos principais conteúdos para diversos fins, sejam comerciais, de informação, entretenimento e até para uso pessoal. Mas não basta gravar, é preciso editar. Para isso, vamos conhecer alguns dos principais programas de edição de vídeos no mercado.

Qual o objetivo do seu vídeo? 

Quanto mais profissional e importante for o trabalho, mais você vai precisar se dedicar na edição e, talvez, no investimento de tempo e dinheiro. Se for para trabalhos menores ou para uso pessoal, algumas alternativas mais simples podem te ajudar.

Em qualquer programa de edição de vídeo, o que se busca é a possibilidade de cortar e juntar as partes das imagens, inserir transições de vídeo e áudio, fazer correções em volume, cor e luminosidade, além de exportar o resultado final em um formato adequado para exibição ou publicação. Vamos ver se você encontra na lista abaixo o que precisa.

Os principais programa de edição de vídeo

Adobe Premiere Pro

programa para edição de vídeo adobe premiere pro
Imagem: Help.adobe.com

O software da gigante de tecnologia Adobe é o primeiro da lista e talvez seja o mais usado no mercado profissional. Um dos principais motivos para o uso do Premiere é que ele tem um suporte ao mais variados formatos de arquivo, possibilidades de compatibilidade e possui uma biblioteca de efeitos bem extensa. 

Como é usado profissionalmente por canais de televisão e produtoras de filme, dá pra imaginar que o tempo de aprendizado no Premiere é um pouco mais longo. Mas é possível começar com edições básicas e ir explorando os recursos com o tempo. Por ser bastante usado, está cheio de tutoriais na Internet.

O Adobe Premiere Pro funciona em sistemas operacionais Windows e Mac e possui uma versão de teste de 30 dias e depois é preciso comprar o programa.

Final Cut Pro

Exclusivo para computadores da Apple, é um programa de edição de vídeo robusto, com diversos recursos e a necessidade de um investimento de tempo no aprendizado adequado. O programa traz a confiabilidade de um sistema estável e confiável de se trabalhar. 

Possui também uma interface bem organizada e consegue aproveitar a totalidade do processamento da máquina, tornando processos como aplicação de efeitos e exportação mais ágeis.

Sony Vegas Pro

programa de edição para vídeos sony vegas pro

Outro programa de edição de vídeos do grupo dos softwares profissionais, o Vegas Pro roda apenas em Windows e exige, assim como o Premiere e o Final Cut, um computador com uma boa capacidade de processamento. Além disso, ele tem uma versão bem completa em relação a funcionalidades e efeitos e, para ajudar, possui compatibilidade com After Effects, ajudando no uso de efeitos mais complexos.

PowerDirector 365

Produzido pela empresa Cyberlink, o PowerDirector é um programa de edição de vídeo que consegue entregar um resultado praticamente profissional, mas tem uma interface mais agradável e fácil para o usuário menos habituado à edição. As versões mais recentes agregam funções profissionais, como controle de cor e uso de máscaras para efeitos mais complexos. 

Movavi

O Movavi costuma ser uma das escolhas daquelas pessoas que precisam editar algum vídeo um pouco mais profissional mas não têm tanto conhecimento e não quer investir uma grana muito alta. Ele é bastante simples e intuitivo, mas possui algumas funcionalidades que podem ser exploradas para incrementar a edição. Tem uma versão para período de teste e a aquisição definitiva é mais em conta quando comparada com outros editores.

Tudo vai depender do conteúdo

Como dissemos, tudo começa a ser definido com o objetivo do seu vídeo. Se for um vídeo para Youtube em um canal que você está começando, quem sabe alguns programas mais simples deem conta do recado. Agora, se você quer produzir algo bem profissional, como um vídeo institucional, principalmente aqueles dinâmicos e criativos, daí você precisa investir tempo e dinheiro.


De qualquer forma, uma maneira de garantir sucesso no seu trabalho também passa pela contratação de uma produtora de vídeos que têm profissionais e equipamentos para entregar resultados profissionais. A Prime Filmes tem tudo isso e pode te ajudar. Entre em contato para conhecer todos os tipos de vídeos que produzimos.


SIGA NOSSO

INSTAGRAM