Pré-produção de um filme: O guia completo com tudo o que você precisa saber!

Pré-produção de um filme: O guia completo com tudo o que você precisa saber!

Para uma boa produção audiovisual, seja um comercial para a televisão ou um clipe musical para as redes sociais, é necessário passar por três fases fundamentais: pré-produção, produção e pós-produção. Todas são importantes, mas a primeira delas merece atenção especial, pois pode evitar problemas e retrabalhos nas etapas seguintes. E é sobre pré-produção de um filme que vamos discutir hoje.

O que é pré-produção de um filme?


Além de prever todos os detalhes técnicos, logísticos e de pessoal, uma pré-produção bem feita já leva em conta o público e o formato de distribuição do vídeo. É nessa primeira etapa que você pode gerar um ótimo custo benefício, sem surpresas no orçamento lá pra frente. Além disso, como o mercado do audiovisual envolve uma grande quantidade de pessoas, uma boa pré-produção de um filme também permite que você evite atrasos e trabalhos com os prazos previamente definidos.

Quais as etapas da pré-produção de um filme?

A pré-produção é o período em que são feitas as visitas técnicas aos locais de filmagem, é quando são contratados os técnicos e atores ou apresentadores. Além disso, pensa-se também nos equipamentos necessários, caso seja em estúdio ou externa, por exemplo. 

O trabalho de pré-produção de um filme envolve diversas etapas e, muitas vezes, replanejamentos e revisões do que já foi feito. De maneira geral, podemos listar as principais etapas de pré-produção assim: 

Seleção de elenco

O casting deve levar em conta a imagem que o cliente quer passar, se é um conteúdo jovem ou mais sério, se serão atores com experiência ou se podem ser figurantes, se é necessário um apresentador, caso seja um vídeo institucional, por exemplo.

Finalização de roteiro

Em alguns casos o roteiro pode ser parte do processo de pré-produção, mas normalmente as etapas de pré-produção levam em conta um roteiro já minimamente pronto.

Visitas técnicas

Além de questões relativas à disponibilidade e autorização para algumas locações, é preciso sempre ter um profissional técnico, para avaliar condições de luz e ruído. Mesmo se for um estúdio de chroma key, um especialista saberá identificar possibilidades e problemas.

Finalização do orçamento

Aqui é preciso atenção para que o barato não saia caro. Em alguns itens não é possível economizar. Um bom planejamento financeiro leva em conta imprevistos, como dias de chuva, atrasos, entre outros aspectos.

Equipe e equipamentos

Alguns estúdios e agências possuem equipes grandes, mas mesmo assim há sempre a necessidade de um ou outro profissional ou de serviços de produção audiovisual específicos. Além disso, é preciso alugar ou comprar equipamentos a depender da produção. Para isso, o orçamento na etapa anterior já pode prever os fornecedores.

Preparação técnica

A equipe revisa e avalia a disponibilidade, condições e prepara os equipamentos. Além disso, é preciso revisar a logística, deslocamento, horários, e detalhes como baterias carregadas, cartões de memória, limpeza de lentes, checagem de cabos, materiais elétricos, lâmpadas e tripés..

Leitura do roteiro

Com tudo quase pronto, é preciso reunir a equipe de produção e direção, e quem sabe até mesmo o cliente, e fazer a leitura do roteiro, já visualizando a montagem das cenas.

Quais os detalhes devemos prestar atenção?

Essa lista de afazeres é um grande guia, um olhar mais geral. Na hora que você colocar a mão na massa, o que representa basicamente bastante e-mails e telefonemas, vão surgir sub-etapas, ou seja, tarefas menores e mais específicas que vão ajudar a encaminhar a pré-produção de um filme da maneira mais adequada. 

De forma geral, quanto mais bem preparada for a pré-produção, melhor será o aproveitamento do tempo e do orçamento e até mesmo os imprevistos vão parecer que estavam programados. 


Caso você esteja pensando em uma produção audiovisual para a sua empresa ou negócio e se viu quebrando a cabeça já na parte da ideia, que tal contar com uma equipe de especialistas como a Prime Filmes? Nós podemos auxiliar e trabalhar seu planejamento desde o início. Entre em contato e conheça nosso trabalho

Produtora de Vídeo Prime Filmes

SIGA NOSSO

INSTAGRAM