O que é Vídeo Documentário e como ele pode auxiliar na imagem da sua empresa?

O que é Vídeo Documentário e como ele pode auxiliar na imagem da sua empresa?

Na divulgação de um conteúdo institucional, o vídeo documentário é uma poderosa ferramenta, quando usada de forma certa. Nesta produção audiovisual, o mais importante é transmitir ao público uma perspectiva da realidade da empresa, a fim de criar uma aproximação e interação. 

Por se tratar de um gênero amplo que traz diversas vertentes, a pré-produção deste modelo deve analisar as possibilidades de linguagem, abordagem e estilo, pois além desse planejamento auxiliar na gravação, também irá contribuir para que o vídeo alcance os resultados desejados.

O que é um vídeo documentário?

No formato de vídeo documentário, o roteiro do vídeo é baseado numa narrativa que cria uma história a qual o público irá se identificar de alguma forma, e que deste modo, possa formar uma opinião ou entendimento sobre o tema retratado. Por se tratar de uma perspectiva, os documentários são, em sua maioria, considerados parciais.´

Os temas a serem trabalhados dependem da mensagem e proposta que a empresa quer transmitir, a história narrada pode ser tanto de uma pessoa (funcionário/fundador) quanto de um produto ou tema ligado à marca.

Qual linguagem utilizada no vídeo documentário?

produtora de vídeo documentário

Por se tratar de um formato de vídeo que aborda e explora assuntos reais, sua linguagem deve ser mais rica em detalhes e que se aprofunda nos conceitos e ideias apresentados. O roteiro do assunto deve ser algo primordial na pré-produção, pois, neste caso, o texto é o que encabeça toda a linguagem audiovisual. 

Além disso, os temas devem ser, principalmente, aqueles de interesse ao público, para que dessa forma, atinjam uma grande audiência. Este gênero permite que o formato seja em websérie, capítulos únicos, ou até mesmo, programas de tv.

Quais as vantagens do vídeo documentário para a empresa?

  • Além de trazer a história e o panorama geral da empresa, o vídeo documentário permite que o público mergulhe mais fundo nos valores e ideais da empresa e também em como eles são refletidos dentro do ambiente corporativo;
  •  Este formato permite que a empresa dialogue de uma forma mais aberta e direta com o público;
  • O vídeo institucional permite que o público enxergue de forma mais humana a empresa, dessa forma, é possível criar uma personalidade e também dar uma visão mais próxima da marca; 
  • Por se tratar de uma narrativa, o público engaja mais com a história retratada pois consegue se identificar com o conteúdo. 

Leia também:

Como preparar a produção de um vídeo documentário?

produção de vídeo documentário prime filmes

Planejamento estratégico

O primeiro passo para a produção deste gênero é a realização do briefing, além da escolha dos entrevistados e o desenvolvimento da sinopse, a fim de definir o que será transmitido. 

Roteiro do vídeo

O roteiro é o que irá liderar toda a gravação e produção do vídeo. Nesta etapa, devem ser definidos assuntos como: tipo de abordagem, cenários que serão utilizados, posição das câmeras, textos para locução, animação e ordem de entrevistas.  

Cronograma da produção

Com o roteiro pronto, agora é só agendar as gravações para que tudo aconteça no tempo previsto e que o material final seja entregue dentro do prazo estipulado. 

Gravação do vídeo

Luz - Câmera - Ação! A captação das imagens, entrevistas e depoimentos acontecem nesta etapa. 

Pós-produção do vídeo

Antes da entrega, todo o material deverá ser selecionado, editado, aplicado efeitos especiais, correção de áudios e outros elementos.

Contar com uma produtora especializada

O vídeo documentário exige técnicas e equipamentos que motivem o público a mergulhar na história, sendo abordado de diferentes ângulos e perspectivas.

Por isso, uma produtora especializada irá te ajudar a alcançar todos os seus objetivos e entregar aos seus canais um excelente vídeo documentário, além de auxiliar em todas as etapas do processo. A Prime Filmes é a produtora que você procura, entre em contato e solicite o seu orçamento sem compromisso com a gente!

Produtora de Vídeo Prime Filmes

SIGA NOSSO

INSTAGRAM