Em um mercado que compete pela atenção do consumidor com diversos estímulos, saber apostar nas ferramentas certas é uma vantagem competitiva. Entre as possibilidades, o vídeo marketing surge como uma estratégia que atrai, gera boas taxas de conversão e ajuda a fidelizar os clientes. Nessa reta final de ano, reforçar serviços e produtos, ou mesmo a imagem da empresa é essencial. Vamos conhecer mais sobre esse tipo de conteúdo?

O que é vídeo marketing?

Primeiro, vamos esclarecer algumas coisas. O vídeo marketing não é um tipo de vídeo, mas sim um conjunto de ações ligadas à área de marketing que utiliza uma produção audiovisual como formato. Portanto, o foco está no planejamento e nos objetivos, e claro, na qualidade final do vídeo.

Por que usar vídeo marketing?

O formato vídeo tem sido o grande destaque entre os conteúdos multimídia disponíveis, principalmente na internet. Em relação à mensagem de um vídeo, pesquisas indicam que as pessoas retêm até 95% da informação quando assistem algo, em comparação com 10% de quando leem. 

Na Internet, a preferência pelo consumo de vídeo está acima dos 70%. Para a área do marketing, o vídeo é um fator decisivo, com pesquisas mostrando que mais de 60% dos consumidores assistiram a um vídeo que o influenciou a comprar um produto ou serviço. 

Para se ter uma ideia, nas redes sociais são milhões de horas e espectadores. No Facebook, mais de 100 milhões de horas de vídeo são consumidas diariamente. No Instagram, só nos Stories, são mais de 500 milhões de espectadores. 

As vantagens em aderir ao vídeo marketing

Para quem quer aumentar o fluxo de visitas ao site com o objetivo de converter em vendas, o vídeo marketing é fundamental. Isso porque os vídeos melhoram o posicionamento da página nos resultados das ferramentas de busca. Assim, a chance do seu site aparecer na primeira página do Google pode aumentar em até 50 vezes. 

Além disso, apesar de envolver diversos processos, fazer um vídeo hoje em dia ficou mais fácil, com acesso mais barato a equipamentos e empresas que prestam esse serviço. Com a alta taxa de conversão de um vídeo marketing, o famoso ROI (Retorno Sobre Investimento) alcance índices ótimos. 
De forma geral, o vídeo marketing consegue explicar e demonstrar com mais facilidade, funciona bem em diversas plataformas de publicação, aumenta o engajamento com o público, tem maior chance de viralizar, melhoram os resultados do site da empresa e ajudam a vender com mais facilidade

Como preparar um vídeo marketing

Apenas saber que o vídeo é um formato de sucesso não adianta. O conteúdo dele é importante, assim como a linguagem que ele vai usar. Por isso, defina o objetivo de cada vídeo, pois o vídeo marketing é um conjunto de estratégias. Para a linguagem, identifique bem a persona da sua empresa, tanto a brand persona, ou seja, a voz da sua empresa, como a buyer persona, o perfil do seu cliente. 

Além disso, avalie as estratégias já usadas no mercado, principalmente a da concorrência. Quando decidir por um tipo de vídeo marketing, planeje um calendário de publicações, pois é importante ter continuidade em alguns formatos. 
Com o vídeo pronto, escolha as melhores formas de publicar o vídeo em cada canal ou plataforma possível, caso ela se encaixe com o objetivo do conteúdo. Na Internet, onde circulam a maior parte dos vídeos, o ideal é publicar no YouTube, a maior plataforma de vídeos, e nas redes sociais da sua empresa. Não esqueça também de enriquecer o blog e o site do seu negócio e avalie também a criação de uma landing page com o vídeo.

Que tipo de vídeo marketing produzir?

Você já entendeu que o vídeo marketing é uma estratégia e viu as etapas para planejar um. Mas então, qual formato de vídeo você pode criar? Confira abaixo alguns dos principais modelos que geram grandes resultados.

Produção de Cursos com Vídeo Marketing

Conforme a área de atuação do seu negócio, pense em criar aulas com assuntos do qual os profissionais da empresa são especialistas. Isso demonstra autoridade no assunto e gera valor para a imagem da sua organização. A ideia de ensinar algo leva sempre a um objetivo de criar a necessidade sobre um produto ou serviço e o vídeo vai demonstrar isso com mais clareza.

Lives com Vídeo Marketing

Sucesso neste ano, as lives são formas interessantes de interagir com o público, criando um relacionamento e permitindo ao empresário conhecer ainda mais os seus clientes ou possíveis clientes. Você pode definir uma temática central ou abrir para uma interação mais geral, com dúvidas do público.

Webinar

O webinar é um formato bem com a cara do digital. Ele entrega uma espécie de palestra no formato online. Isso facilita a organização, sem toda a preocupação do espaço físico, e amplia a possibilidade de público. O webinar pode ter um assunto mais prático ou ser mais como motivação. Você pode usar profissionais da própria empresa ou contratar um palestrante para produzir seu vídeo para web.

Tutoriais

Diferente dos cursos, que preveem uma continuidade mais ampliada, os tutoriais são mais pontuais e resolvem algum problema que o espectador esteja buscando. A inclusão de elementos sonoros e animações pode incrementar a explicação.

Vídeo Marketing Institucionais

O vídeo institucional é uma maneira perfeita de apresentar aspectos como a missão, os valores e a estrutura da sua empresa. Com uma narrativa que busque conquistar a atenção, o vídeo marketing nesse formato serve como um conteúdo útil por muito tempo e por isso vale o investimento. 

Anúncios

Claro, o mais clássico das estratégias de marketing. O objetivo de um vídeo marketing desse tipo é simples: vender. Normalmente o anúncio é mais curto, dinâmico, e deve trabalhar com o objetivo de gerar alguma ação final no consumidor. Você deve levar em consideração também os formatos mais variados existentes hoje, na horizontal, na vertical, e em tempos bem curtos, como aqueles que aparecem antes dos vídeos para Youtube

Confie em quem sabe fazer

São vários aspectos de estratégias para se pensar ao escolher um vídeo marketing, por isso, na hora de produzir efetivamente o vídeo, é importante contar com quem sabe fazer, como uma produtora de vídeos como a Prime Filmes. Entre em contato e vamos criar juntos.