O que o vídeo da sua empresa precisa ter para viralizar?
Já faz algum tempo que as redes sociais fazem parte do dia a dia, seja para compartilhar fotos e vídeos ou somente para enviar uma mensagem. E dentre os diversos conteúdos encontrados nelas, existem alguns que se destacam e repercutem em grande escala e de forma orgânica, eles são os chamados “virais”. As principais vantagens de um vídeo viral é o alcance e o poder de voz que dá para o criador, mas como conseguir que o vídeo da sua empresa viralize?
Separamos algumas dicas e passos essenciais para seguir na hora de produzir vídeos que ajudam a viralizar o conteúdo. A viralização de um vídeo depende de diversos fatores, alguns não controláveis, mas com a produção certa a chance disso acontecer aumenta. E para começar, vamos entender o que é um vídeo viral.
O que é um vídeo viral
Assim como um vírus, existem conteúdos disponíveis na internet que se espalham de forma descontrolada e rápida, sendo compartilhado e recompartilhado diversas vezes. E é por isso que eles são chamados de virais.
A essência de um vídeo ou conteúdo viral é a sensação que ele causa em quem está assistindo. Seja risada, surpresa ou curiosidade, é essa sensação que o usuário quer dividir ao compartilhar um conteúdo. O vídeo precisa impactar de alguma forma para que surja a vontade de que outros também precisam vê-lo.
Qualidade de conteúdo
Uma boa produção nunca é dispensável, mas quando o assunto é vídeo viral o foco é o seu conteúdo. Ele precisa contar uma história, passar uma mensagem ou um sentimento, para chamar a atenção do público.
Entenda quem você quer alcançar inicialmente para, então, poder entregar o que estimula o seu público alvo a compartilhar o vídeo da sua empresa. A ideia é impactar o usuário, seja com humor ou com, até mesmo, dicas de como fazer algo.
Momento certo
Outro ponto que ajuda muito os vídeos que viralizam é o timing, ou seja, é a divulgação na hora certa. Quando um assunto já está em alta o interesse nele estimula a busca e a identificação do usuário. Saiba aproveitar esse momento, antes que ele se desgaste, e produza o conteúdo dentro dessa temática.
É preciso ficar atento aos assuntos em alta na internet para saber aproveitar esse momento. Quanto mais tempo passa, mais conteúdos relacionados ao tema surgem, aumentando a disputa por espaço para viralizar.
Saiba onde divulgar
Conteúdos virais estão espalhados em todas as redes sociais, mas elas precisam de um ponto de origem. Saiba onde encontrar o seu público alvo na hora de divulgar o seu vídeo, eles são os responsáveis por iniciar essa corrente.
Existem diversas opções que podem ser utilizadas, como Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp. Conheça o perfil de cada rede para saber o que o usuário busca encontrar nela e o que pode impacta-lo.
Quanto mais o tempo desde que foi divulgado, menor a chance do conteúdo ser viral. Por isso, é preciso publicar no local certo, garantindo que ele alcance quem se interessa pelo assunto.
Imagem e som
Como já vimos, o principal de um vídeo viral é o seu conteúdo, mas isso não é motivo para descuidar da qualidade da imagem e do som. Um vídeo bem produzido tem maiores chances de conquistar o seu público e, assim, ser compartilhado.
A forma que a mensagem é encontrada é importante para que ela seja compreendida. Por exemplo, conteúdos de humor têm como grande aliado o som, que induzem o riso com a música ou a trilha. Saiba qual o ponto-chave do seu vídeo e use a imagem e o som ao seu favor.
Uma maneira de garantir isso é através de uma produtora. Especializada na produção de vídeos, a Prime Filmes está sempre atenta ao que está em alta na internet para auxiliar na hora de produzir conteúdo de qualidade e com potencial para viralizar. Além, claro, de garantir um ótimo resultado de som e imagem.