Obtendo resultados com Vídeos Institucionais

Obtendo resultados com Vídeos Institucionais

Empresas que buscam se divulgar no mercado, construir sua imagem ou atrair talentos e negócios frequentemente fazem uso de vídeos institucionais, que são produzidos com alguns objetivos principais: apresentar o ambiente de trabalho para os novos membros da equipe; posicionar a empresa em relação a assuntos diversos que permeiam o cotidiano; apresentar os produtos oferecidos, entre outros. Os objetivos não são muito diferentes entre as empresas, afinal se trata de uma mídia que cumpre requisitos específicos. A questão, porém, é que para cumprir estes requisitos, precisamos elaborar um material original, capaz de transmitir a mensagem desejada sem se prender a técnicas já vencidas e repetitivas. Sabendo que a originalidade é fundamental, como fazemos para montar um vídeo institucional original, que saia do clichê? Abaixo estão algumas dicas:

A imagem é fundamental!

Como é o ambiente de trabalho na sua empresa? Mais formal ou descontraído? Quais são os diferenciais do seu ambiente de trabalho em relação à concorrência? Essas perguntas vão ajudar a guiar a produção na definição da imagem do vídeo. Uma empresa com um ambiente mais informal precisa de vídeos institucionais que reflitam isso, apresentando ao público uma ideia que vai além das palavras apresentadas no material. A imagem que é passada ali é compreendida também como imagem da empresa. Do mesmo jeito, quando o ambiente de trabalho requer mais formalidade e seriedade, o vídeo precisa transmitir isso.

Vídeos institucionais são melhores quando contam uma história.

Um vídeo institucional geralmente está encarregado de uma missão complexa, certo? Apresentar a empresa de uma maneira positiva nunca é fácil. Isso não significa, no entanto, que exista apenas um jeito de se fazer esse trabalho. Contar uma história é um ótimo jeito de se apresentar uma  produção vídeo de produto ou empresa, oferecendo ao público uma oportunidade de interagir com o conteúdo, seja por identificação, por achar engraçado ou por qualquer outro motivo. Construa uma história tendo em mente a mensagem que quer transmitir ao público.

Explorar novos formatos é fundamental

Apesar de existir um padrão muito conhecido no mercado de vídeos institucionais, este não precisa e nem deve ser seguido o tempo todo. Há uma infinidade de outros formatos que podem ser apresentados ao público e entregar excelentes resultados a uma empresa. Sair do clichê significa, muitas vezes, fazer algo que ninguém fez ainda. É a hora de pensar em novos formatos. Existem alguns exemplos de sucesso no mercado, mas eles não são os únicos que podem ser explorados. Há muitas técnicas que podem ser adotadas por uma produtora de vídeo para engajar um público e produzir um bom material.

O que faz a sua empresa?

É importante apresentar a marca, a imagem e as ideias da sua empresa? Com certeza. Mas, não podemos esquecer que há um produto a ser vendido e, portanto, ele precisa ser explicado ao público também. O público deve procurar a sua marca para solucionar quais necessidades? Qual é a utilidade do seu produto? Como ele se diferencia dos concorrentes? Quando você apresenta essas questões, pode ser mais assertivo. Além disso, ao apresentar um problema e garantir uma solução, também pode gerar mais engajamento por parte dos espectadores, por exemplo. Existem muitas opções de técnicas e recursos para ser utilizados em uma produção vídeo institucional que podem ser excelentes ferramentas de engajamento e resultados. Com as dicas apresentadas acima, uma boa equipe de trabalho e muita dedicação, é possível produzir um material capaz de marcar o público e atrair excelentes negócios para a sua empresa.

SIGA NOSSO

INSTAGRAM