Propaganda na tv ou na internet? Qual midia investir?

Propaganda na tv ou na internet? Qual midia investir?

Propaganda na tv ou na internet

Muitas dúvidas na hora de escolher qual é o melhor veículo para divulgar os seus anúncios? Veja qual é a melhor opção para veicular a propaganda da sua empresa e alcançar o público certo!

Os grandes avanços tecnológicos têm mudado a dinâmica do mercado e impactado profundamente no comportamento da sociedade. Prova disso é a crescente popularização da internet, que fez com que as empresas inserissem essa inovadora ferramenta em suas estratégias de divulgação de marca.

Contudo, mesmo diante do avassalador crescimento das mídias digitais e do seu grande alcance, muitas empresas ainda utilizam a TV para divulgar seus anúncios, visto que todas as ferramentas de comunicação audiovisual são derivadas da televisão. Mas dentre as opções: TV e Internet, você saberia dizer qual é a melhor mídia para veicular a propaganda da sua empresa?

Propaganda na TV: vantagens e desvantagens

Quando falamos em meios de comunicação em massa, a primeira ferramenta que nos vem à cabeça é a TV. Esse veículo é responsável por levar informação em massa para um maior número de pessoas, sendo considerado como mass media.

Devido ao seu grande potencial de alcance e de conversão, a TV se apresenta como um veículo muito promissor para divulgar os anúncios da sua empresa. Prova disso são os números apresentados no estudo Inside Video 2022, no qual 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta em 2021.

Por ser um veículo de comunicação mais acessível à população, a TV tem a vantagem das pessoas darem mais credibilidade ao que é veiculado, o que contribui para o alcance de resultados promissores com os famosos comerciais que aparecem nos intervalos.

Entretanto, o sucesso de uma boa propaganda na TV só é alcançado se houver um bom estudo do público-alvo e de um sólido e eficaz planejamento. Dedicar um tempo para montar uma boa estratégia para veicular o anúncio fará com que as pessoas certas sejam impactadas e que o seu conteúdo viralize.

É muito importante que a TV seja considerada como uma vitrine para o seu negócio, cada elemento precisa ser disposto na ordem certa para que o telespectador compre a ideia e possa ser, ao mesmo tempo, cliente e vendedor. 

Apesar de todas as vantagens que a TV pode oferecer para a divulgação do comercial da sua empresa, a escolha desse veículo como meio para divulgar o comercial da sua empresa esbarra em alguns desafios, dentre eles:

- maior investimento para um tempo curto de exibição;

- anúncio personalizado para evitar polêmicas e constrangimentos;

-  impossibilidade de metrificar os resultados obtidos através da propaganda na TV.

Propaganda na Internet: vantagens e desvantagens

Propaganda na internet

A popularização da internet tem mudado a dinâmica do mercado e provocado consideráveis impactos no comportamento da sociedade. Tal feito é surpreendente até para os estudiosos, visto que esse veículo de comunicação chegou ao Brasil apenas na década de 80.

Podemos afirmar que a explicação para o sucesso da internet em tão pouco tempo é pelo fato da sua velocidade na recepção e na entrega da informação. Em questão de segundos, uma informação viraliza e já fica obsoleta, diante da gama de conteúdos que são publicados momentaneamente. 

Quando pensamos nesse veículo para divulgar uma marca, anúncios, lançamentos de novos produtos, estamos falando de um canal extremamente acessível e eficaz. Prova disso são os dados divulgados pelo Governo Federal, segundo os quais 90% da população brasileira tem acesso à internet.

Muitas pessoas tomam decisões de compra baseadas na opinião de outros consumidores ou de influenciadores, que são veiculadas nas redes sociais. Um ponto que merece destaque nas redes sociais é a possibilidade delas se tornarem a vitrine da sua empresa, além de serem ótimas ferramentas para construção de marca.

Diferentemente de uma propaganda na TV, fazer anúncios na internet possui a vantagem de você direcionar especificamente para o seu público-alvo, podendo segmentá-lo por idade, gênero, região, interesses, etc. Além disso, destaque para o acompanhamento de métricas importantes para o crescimento e direcionamento das campanhas. Ademais, podemos destacar baixos investimentos.

O que considerar na hora de escolher o veículo para fazer a divulgação do anúncio da sua empresa?

A escolha de um veículo em detrimento do outro deve ser feita considerando alguns fatores que são bastante importantes para o alcance dos resultados desejados. Para isso, selecionamos 4 fatores que devem ser observados pela equipe de marketing ao decidir fazer uma propaganda na TV ou na internet. Veja!

1 Objetivo do anúncio

Toda e qualquer campanha publicitária precisa ter definido com clareza seu principal objetivo. Ter em mente qual a finalidade do anúncio ajudará no direcionamento dos próximos passos, além de possibilitar escolher com mais exatidão o veículo mais adequado para a empreitada.

Como vimos, a TV possibilita um maior alcance, em contrapartida, não oferece subsídios necessários para monitorar os resultados. Já a propaganda na internet pode ser direcionada com muita facilidade para o público-alvo desejado, atingindo as pessoas certas, além de oferecer ferramentas concretas para mensurar as métricas.

Além de ser uma ferramenta mais acessível, a internet possibilita uma aproximação maior entre empresas e consumidores, um meio bastante propício para estreitar o relacionamento com os usuários da sua marca.

2 Alcance desejado para o anúncio

Como falado anteriormente, uma propaganda na TV tem um alcance bem maior, mas não é possível fazer um direcionamento estratégico para as pessoas interessadas. Já a internet possibilita tal feito. 

Por isso chamamos a atenção para o estabelecimento dos objetivos da campanha publicitária, pois se é definido que a campanha é para conhecimento de marca, a propaganda na TV é bastante vantajosa para isso. Agora, se o interesse da marca é falar com determinado público, é mais vantajoso utilizar a propaganda na internet.

Cabe ressaltar que a utilização de um dos veículos não anula a possibilidade de utilizar o outro.

3 Planejamento do orçamento

Além de definir objetivos e determinar o alcance do anúncio, a equipe de marketing precisará orçar os custos de produção e veiculação da campanha, tanto na internet quanto na TV.

Sabemos que rodar uma propaganda na TV no horário nobre é muito caro, chegando a custar em média RS 800 mil. Assim, a internet surge como uma opção mais acessível, trazendo ótimos resultados para a empresa.

4 Estudo do público-alvo

Por fim, é necessário conhecer bem o público-alvo da empresa. Estudar o comportamento dos consumidores da sua marca irá te ajudar a ter um maior entendimento de como ele consome os seus anúncios, o que os influenciam, quais meios de comunicação são mais consumidos, etc.

Não vale a pena direcionar campanhas bem estruturadas e caras para um público que não está interessado pelos seus produtos ou pela sua marca. Definir o público-alvo pode ser um trabalho bastante complicado, mas é extremamente essencial para evitar erros e gastos desnecessários.

Propaganda na TV

Como podemos notar, tanto a TV quanto a internet são dois veículos extremamente potentes para as empresas veicularem suas campanhas publicitárias. A forma como isso será feito dependerá de fatores que estão intrinsecamente ligados ao estudo do público-alvo e dos objetivos dos anúncios.

É importante salientar que você pode utilizar as duas ferramentas em conjunto. Esse reforço vai gerar autoridade, ao passo que traz relevância e reconhecimento para a marca. A recomendação é que isso seja feito considerando tudo o que aqui foi exposto, visto que tanto um quanto o outro demanda de verba para ser realizado.

Gostou desse conteúdo? No blog da Prime Filmes você encontra muitos outros temas sobre produção de vídeos e como fazê-los de forma eficaz para atrair mais clientes para sua marca. 


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