Quais as 4 Dúvidas comuns sobre o estúdio com chroma key!

Quais as 4 Dúvidas comuns sobre o estúdio com chroma key!

A produção de conteúdos audiovisuais tem se tornado cada vez mais exigente. Afinal, as técnicas e tecnologias disponíveis permitem a criação de vídeos que se destacam e, quem foge à regra, acaba ficando para trás.

Entre as técnicas utilizadas existe a do estúdio chroma key que permite a sobreposição de imagens que são gravadas utilizando fundos de uma cor já estabelecida. Depois da gravação, a sobreposição é feita de maneira digital, oferecendo um resultado único para a produção realizada.

Neste artigo, separamos as 4 dúvidas mais comuns sobre o estúdio chroma key para que você entenda de uma vez por todas como utilizar e aproveitar o melhor que esse recurso pode oferecer. Boa leitura!

Como utilizar o fundo do estúdio chroma key?

Uma das primeiras questões levantadas quando o assunto é estúdio chroma key é como utilizar esse recurso. De maneira geral, antes de gravar a sobreposição com o fundo colorido, ou papel de parede, é preciso fotografar ou filmar o fundo que será sobreposto a essa imagem.

Com isso pronto, basta selecionar a cor desejada para a utilização do recurso e realizar o processo de filmagem. A sobreposição é feita com editores de vídeo, que contrastam o fundo de uma cor com a imagem. Quando o sinal cromático programado pelo editor for igual as cores do fundo, a imagem alternativa é sobreposta, proporcionando a imagem desejada.

Ou seja, o chroma key funciona como a base para a criação de algo que será finalizado de maneira digital, proporcionando uma nova experiência em edições de vídeo, com mais segurança e qualidade.

gravação em chroma

Como escolher a melhor cor para o estúdio chroma key?

O estúdio chroma key pode ser feito em 3 cores diferentes: azul, verde ou vermelho. Para escolher qual cor utilizar é preciso, primeiro, identificar as características que diferem sua utilização:

  • Azul: favorece o aparecimento de objetos verdes ou para fundos de oceano e céu, além disso é mais comum em produções semiprofissionais ou caseiras;
  • Verde: o mais comum, a iluminação e a possibilidade de absorção da cor favorece a sobreposição, pode ser utilizado até mesmo para cenários de florestas ou locais com predominância de verde;
  • Vermelho: indicado para o uso em imagens mais quentes, como vulcões em erupção, pôr-do-sol ou similares.

Sabendo a finalidade de cada um dos fundos, escolher a melhor opção para sua cena se torna muito mais fácil. Vale ainda ressaltar que o mais difundido atualmente é o cenário verde, que oferece mais possibilidades na hora da edição, tornando o processo mais fácil.

Quais softwares utilizar na edição de filmagens do estúdio chroma key?

São diversos softwares e editores de vídeo que permitem a edição do chroma key. Eles vão desde os mais simples até os mais profissionais, permitindo que o editor utilize aquele que mais se adeque à sua capacidade.

Com isso, pode ser utilizado programas mais simples como Windows Movie Maker até aqueles que exigem um maior grau de conhecimento e complexidade, como o Final Cut e Sony Vegas, Adobe Premiere ou DaVinci Resolve.

Nesse sentido, ao escolher o software a ser utilizado leve em conta o resultado que almeja para seu vídeo, pensando na qualidade do produto, e na sua capacidade de utilizar o editor. Afinal, uma ferramenta boa, mas que não é usada corretamente, acaba oferecendo um resultado ruim.

Quando utilizar o estúdio chroma key?

Filme em chroma key

Por fim, é preciso ressaltar quando deve ser utilizado o estúdio chroma key. E, de forma simples, a resposta é que pode ser em qualquer tipo de vídeo, desde os mais simples e institucionais, até aqueles mais elaborados, como filmes e grandes produções.

Afinal, o chroma key pode agregar valor de maneira simples e prática, tornando uma produção caseira e empresarial digna de reprodução nos mais diversos lugares.

Vale ainda ressaltar a importância de escolher uma produtora de vídeo para garantir a qualidade do material produzido, oferecendo assim o melhor resultado para suas produções audiovisuais.

Produtora de Vídeo Prime Filmes


SIGA NOSSO

INSTAGRAM