Roteiro para Vídeo Institucional: Como criar um script animado de sucesso?

Roteiro para Vídeo Institucional: Como criar um script animado de sucesso?

A gente está acostumado a tudo ao alcance de um clique, não é mesmo?! Porém, quando se trata de decisões que impactam no seu negócio, o ideal é ter um planejamento de qualidade. No universo do marketing, mais especificamente dos vídeos institucionais, uma etapa fundamental de preparação para um bom conteúdo é a idealização e criação de um bom roteiro. Então, vamos descobrir como fazer um roteiro para vídeo institucional.

Um roteiro para vídeo institucional é a forma de visualizar o conteúdo em seus diversos aspectos, como a mensagem, as cenas, o ritmo da narrativa, os elementos como trilhas, textos exibidos na imagem, entre outros. Esse planejamento garante que a ideia inicial e aprovada esteja de acordo com o resultado final esperado. 

Um formato super versátil e que garante uma boa dose de controle sobre a mensagem que um vídeo institucional vai passar, é a animação em 3D. Um bom vídeo animado dá a possibilidade de explorar estilos diferentes de linguagem visual, mais séria ou divertida, e serve também, para explicar processos ou ilustrar situações difíceis de serem reproduzidas em uma imagem real.

Qual a importância do briefing?

O começo de uma produção audiovisual, como um vídeo institucional animado, é a produção de um bom briefing. Se na parte técnica do conteúdo você pode se afastar um pouco, como gestor da empresa é fundamental que você participe da idealização. É isso que o briefing faz: ele idealiza o resultado final.

Para fazer essa projeção, o briefing que vai dar vida ao roteiro para a produção de vídeo institucional leva em consideração alguns pontos importantes, como objetivo, mensagem principal, elementos estéticos, duração prevista e público-alvo. É nesse momento que você pode decidir por um vídeo animado e definir a linguagem que pretende ver na produção.

O roteiro para vídeo institucional

Antes de começar a desenhar, modelar, dar vida aos personagens e cenários em um vídeo institucional animado, o roteiro vai partir das informações colhidas e produzidas no briefing, para criar um script ideal que já demonstra a todos os envolvidos a estrutura do projeto. O foco de um bom roteiro está na mensagem, que será narrada ou inserida em texto no vídeo.

A parte textual, seja falada ou não, é o que vai alinhar o objetivo com o ângulo da mensagem, ou seja, com a linguagem escolhida para transmitir a mensagem. Pode ser que o seu roteiro trabalhe com uma narrativa mais emotiva, ou quem sabe divertida. Pode ser que o objetivo peça uma narração mais técnica, ou então mais apelativa. Aqui é importante contar com uma equipe de roteiristas que domine uma forma sucinta e eficiente de passar a mensagem. Especialmente se for um texto falado por um personagem ou narrador, o ideal é usar palavras simples, frases na ordem direta e na voz ativa. Assim, a mensagem será memorizada e compreendida mais facilmente.

Aliás, a simplicidade aliada à eficiência da mensagem ajudam também a tornar um vídeo institucional animado mais dinâmico. De forma geral, um vídeo institucional não precisa ser muito longo e a quantidade de texto vai impactar diretamente na duração do conteúdo.

Veja uma conta simples que relaciona quantidade de palavras e tempo de vídeo:

  • 90 - 100 palavras = 45 segundos
  • 120 - 170 palavras = 60 segundos
  • 200 - 250 palavras = 90 segundos
  • 250 - 300 palavras = 120 segundos

Como estrutura o texto para o roteiro?

roteiro para vídeo animado como fazer

Uma forma de ser eficiente no uso das palavras é saber a estrutura ideal do texto. Uma forma interessante é trabalhar com dois postos-chave. O primeiro é a fórmula Problema x Solução. Nesse modelo, o roteiro para vídeo institucional trabalha apresentando um problema que precisa ser resolvido, focado no público-alvo, e em seguida demonstra a solução, já encaminhando para a escolha da empresa que pode atender essa demanda. 

O segundo ponto é a forma de fazer isso. A estratégia do storytelling, ou seja, de passar a mensagem como quem conta uma história, com personagens, enredo, narrativa, pode ser a melhor escolha. Com o storytelling o espectador é envolvido em uma lógica de eventos e trabalha as emoções, a empatia.

Finalizando

Com essa estrutura criada, o ideal é ter ao fim do roteiro para vídeo institucional uma mensagem que leve o espectador a efetuar alguma ação. É o chamado Call to Action, ou seja, uma chamada de ação. Esse ponto do vídeo pode ser um contato, o envio de uma mensagem, a visita a um local, o acesso a um site, entre outros objetivos.

Por fim, o roteiro para vídeo institucional animado passa pela aprovação da empresa e pode seguir seu rumo em direção à produção. Como são várias etapas, desde planejamento até a execução técnica, contar com uma equipe versátil e com experiência em diversos serviços de produção audiovisual é fundamental. Então, conte com a Prime Filmes para isso. Entre em contato e vamos criar juntos. 

Produtora de Vídeo Prime Filmes

SIGA NOSSO

INSTAGRAM