Saiba tudo sobre produção de vídeos para EAD

Saiba tudo sobre produção de vídeos para EAD

Os avanços tecnológicos dos últimos anos, aliado à crescente popularização da Internet, contribuíram expressivamente para o aumento do número de pessoas que optam pela modalidade de Educação a Distância.

Dados do Censo da Educação Superior de 2020, apontam que 35,8% dos estudantes que ingressaram no Ensino Superior optaram por cursos na modalidade de ensino a distância. Isso foi intensificado devido ao isolamento social, provocado pela onda do novo coronavírus que fez com que a procura por essa modalidade de ensino tivesse um aumento brusco de 130%, como aponta dados do Google, divulgados pelo portal Terra.

Diante dessa crescente popularização, surge a pergunta: Como produzir uma videoaula de qualidade para EAD? Pensando nisso, a Prime Filmes preparou esse conteúdo com 4 dicas de como planejar, gravar, editar e publicar o seu vídeo EAD

1 Produção de vídeos EAD - Planejamento

Engana-se quem pensa que a etapa do planejamento é a parte mais simples da produção do vídeo EAD. Ele é extremamente importante para que a aula seja mais dinâmica e atrativa, gerando a mesma qualidade e intensidade de uma aula presencial. Com um planejamento bem elaborado, você evita várias falhas e pausas para correções. 

Mas como planejar uma videoaula? Nós montamos um esquema que irá te ajudar nessa etapa.

  • Pesquise sobre o conteúdo;
  • Esquematize as ideias;
  • Roteirize a sua apresentação e como você quer que ela apareça na videoaula. 

É fundamental que cada ação seja descrita para evitar erros e perda de tempo. Atente-se à linguagem utilizada, à duração e à qualidade do som e imagem do vídeo.

2 Produção de vídeos EAD - Gravação

Luz, câmera, ação.

Roteiro em mãos, chegou a hora da gravação da videoaula. Nessa etapa, você precisará de um ambiente organizado, bem iluminado e livre de ruídos. Alguns cuidados precisam ser tomados antes de começar a gravação, como utilizar um fundo branco ou com cores sóbrias e garantir que durante a gravação não haja interrupções.

Para a gravação do seu vídeo, você vai precisar de 3 equipamentos: câmera (profissional ou do Smartphone), microfone e suporte. 

3 Produção de vídeos EAD - Edição

Produção de vídeos EAD - Gravação

Após a gravação, é hora de editar o vídeo. Essa etapa é fundamental para retirar os excessos e acrescentar elementos visuais, como legendas, textos e transições, que são excelentes recursos para facilitar a aprendizagem dos alunos. 

Você pode utilizar um software de edição de vídeos gratuito. Trouxemos alguns para você experimentar, são eles:

4 Produção de vídeos EAD - Publicação

Essa etapa é a mais gratificante. Ver o trabalho concretizado, pronto para ser publicado não tem preço. 

A publicação do vídeo EAD deve acontecer nos canais e plataformas que o seu público mais utiliza. Dessa forma, fica mais fácil da videoaula chegar até as pessoas interessadas.

Por que contar com uma produtora de vídeo para produzir sua videoaula?

Produção de vídeos EAD

Ao passo que há uma crescente procura por cursos a distância, proporcionalmente cresce também a procura por profissionais que saibam utilizar as ferramentas tecnológicas adequadamente para produzir videoaulas de qualidade, que sejam capazes de atrair a atenção do aluno, conduzindo-o à aprendizagem.

Contudo, por ser um processo amplo e complexo, é fácil se perder em alguma das etapas. É por isso que muitos profissionais optam por contratar uma produtora de vídeos para realizar o processo de gravação e edição. Ela possui equipamentos adequados e de alta qualidade para produzir vídeos EAD. Além disso, optando por trabalhar em conjunto com uma produtora de vídeos, você contará com excelentes profissionais que te auxiliarão em todo o processo.

Venha conhecer de perto o nosso trabalho. A Prime Filmes é uma produtora de vídeos especializada em produção audiovisual nos mais diversos segmentos e para os mais diversos fins.  


SIGA NOSSO

INSTAGRAM