Você pode lembrar mais: um punhado de estatísticas sobre como usar o celular ao volante pode causar acidentes ou um vídeo com uma história de corte ou coração contando o momento exato em que ocorreu um acidente desse tipo?

Se você é como 99,99% das pessoas, com certeza a história é o que mais guarda na sua mente. É por isso que o uso de contar histórias na publicidade é tão importante: como as estatísticas podem validar seu argumento, mas a história se torna sua marca, produto ou serviço inesquecível.Além disso, usar ou contar histórias diferencia a concorrência e aumenta a confiança de clientes em potencial, gerando maior retorno e captação de leads.

Mas antes de saber como ou contar histórias pode ajudar em suas vendas, que tal entender um pouco mais sobre essa técnica?

Contar histórias: contar histórias

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Contar histórias vem do inglês e significa conta de história. Na publicidade, ou contar histórias é um método que utiliza palavras ou serviços de produção audiovisual para transmitir um conteúdo. Uma técnica tem sido bastante usada como meio de promover uma marca sem fazer venda direta, ou seja, sem o tradicional: compre.

Por que usar ou contar histórias na publicidade?

Os consumidores anseiam por conteúdo que os entretenha, os instrua ou inspire. Eles querem sentir emoções, sorrir, rir, chorar ou sonhar.

Em vez de algo que eles precisam “acompanhar” para acessar conteúdo de qualidade, a publicidade pode ser o conteúdo original que os consumidores usam e interagem com eles, e a narração de histórias é uma ótima ferramenta para isso.

Estudos apontam que apenas 5% das pessoas lembram os gráficos e estatísticas exibidas, enquanto 63% lembram-se facilmente de uma história bem contada.

Que tipo de narrativa é mais eficaz na publicidade?

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Quando se trata de contar histórias na publicidade , há duas grandes coisas nas quais você deve se concentrar: impacto emocional e relacionalidade.

Em outras palavras, quando você está contando uma história da sua marca, de um produto ou serviço, precisa de uma maneira de conectar-se ao seu público-alvo.

Quanto mais pessoas se conectam com uma história, mais elas se lembram dela, depois criam conexões com suas histórias ajudadas a criar laços duradouros e fidelidade entre seus clientes e sua empresa.

Como o storytelling pode alavancar as suas vendas?

1. Chama a atenção

Muitas pessoas tendem a ignorar quando um representante de vendas começa a falar sobre recursos e benefícios de um produto. No entanto, ao usar a narrativa, você pode transmitir como essas informações e manter uma atenção através de uma história.

2. Histórias motivam

Uma boa história pode motivar os indivíduos a agir. Pode inspirar-los a fazer uma mudança e ver coisas sob uma nova luz, inclusive a compra de um produto ou serviço fornecido pela sua marca.

3. Constrói confiança

Contar histórias pode ajudar a criar confiança entre um vendedor e um cliente em potencial. Essa técnica pode adicionar uma nova dimensão ao processo de vendas, podendo ajudar os clientes em potencial a se conectar à sua marca.

4. Profundidade adicionada:

Os vendedores costumam usar estatísticas e dados como forma de convencer os clientes em potencial. Mas já sabemos que a eficácia desse tipo de abordagem é bastante efetiva. No entanto, inclua dados e fatos através da narrativa, tornando-os mais interessantes e relacionados.

5. Histórias são memoráveis

Seus clientes são mais propensos a lembrar uma boa história do que um bom discurso de vendas. Eles se lembram das informações que você forneceu através de um vídeo, por exemplo, que gera um sentimento de proximidade ou confiança, ou que pode auxiliar no processo de vendas.

Agora, que você sabe quem usar ou contar histórias na publicidade é a melhor maneira de criar conexões emocionais e duradouros com seu público-alvo, usando também o vídeo institucional , que usa um produto de vídeos e inclui essa técnica na sua estratégia publicitária?

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