O Flat Design é uma tendência do web design que se baseia na simplicidade dos elementos e na clareza do layout. Se distingue pelas formas cleans e planas, tais como botões e ícones, sendo que cada elemento é nítido, sem a presença de efeitos adicionais, como sombras, entalhes, gradientes, além de nada realista ser adicionado.
Não demorou muito para esta tendência sair das páginas dos sites e tomar outros meios de comunicação, como em materiais impressos, ou em vídeos publicitários, principalmente os vídeos infográficos.

objetivo-do-flat-designer

O objetivo do Flat Design é simples: facilitar a compreensão da imagem através de ícones minimalistas, dessa forma, agilizando a leitura de uma forma atrativa, sem o risco de ruídos ou qualquer outro elemento que possa prejudicar o entendimento. Nos últimos anos essa tendência se popularizou ainda mais com o lançamento de novos smartphones para identificar os aplicativos dos aparelhos. Tendo um espaço limitado para transmitir a informação e exigindo um tempo muito curto para a identificação de um aplicativo, ao invés de dar vida a um objeto, em uma ilustração realista, o flat design identifica o aplicativo através de representações simples. Este conceito mostra uma separação clara entre a tecnologia e os objetos táteis.

smart-home-flat-designer

No uso do Flat Design os elementos ornamentais são vistos como desnecessários. Se um aspecto não serve a nenhum propósito funcional, é uma distração para quem está vendo ou interagindo com a imagem. Esta é a razão para o carácter minimalista de desenho plano. No entanto, só porque não tem um design chamativo, não significa que o estilo é chato. As paletas de cores, geralmente, são muito mais brilhantes e coloridas do que em outros estilos. Os tons são vibrantes, sem matizes e tonalidades, além de cores primárias e secundárias serem mais utilizadas.

seo-flat-designer

Recentemente tem se popularizado uma variação do Flat Design conhecida como Long Shadow, que consiste em sombra longa na diagonal pela qual o espectador vê os elementos no vídeo. Isso acontece para que em uma animação de um vídeo infográfico, por exemplo, os elementos em cena possam interagir entre si, causando assim um aspecto de profundidade mais atraente, capaz de chamar mais a atenção do público, porém sem perder o conceito original do Flat Design.

midias-sociais-flat-designer

Aqui mesmo em nosso site temos exemplos de vídeo Infográfico, vídeo 3dvídeo publicitário que utilizam esta técnica, vá em nosso portfólio e confira!

Solicite seu orçamento em serviços de produção audiovisual com a Prime Filmes.

Até a próxima.