Como escolher a trilha sonora perfeita para sua produção de vídeo institucional?

Como escolher a trilha sonora perfeita para sua produção de vídeo institucional?

Uma boa música pode marcar um filme, novela ou série. Quem não ouviu uma canção e logo se lembrou de um momento que marcou sua vida? Mas ela pode — e deve — ser usada em outras peças do audiovisual, como as corporativas. Então, bate a dúvida: como escolher uma boa trilha sonora para vídeos institucionais?

Vídeos institucionais podem fazer toda a diferença na estratégia da sua empresa. Então, não descuide de nenhum detalhe, continue a leitura e descubra agora como escolher a trilha sonora para seu vídeo!

Como escolher uma trilha sonora para vídeos institucionais?

Na produção audiovisual, independentemente se for de uma produção de vídeo publicitário, produção de vídeo institucional ou produção de fashion film, é preciso ter uma trilha sonora. No entanto, muitas pessoas têm dúvida sobre como escolher as músicas de um vídeo e, por isso, acabam deixando sem um som de fundo. Não cometa esse erro!

A trilha sonora para vídeos institucionais deixam o vídeo mais agradável e dinâmico, além de combinar com a linguagem comunicativa da sua empresa. Pense em uma loja física de roupas: cada uma delas escolhe uma rádio ou playlist que tenha a ver com a imagem que deseja passar. Música também é comunicação.

Veja agora como escolher uma trilha sonora para produção de vídeo:

Conheça seu público-alvo

trilha sonora para vídeo institucional
Trilha sonora para vídeo institucional

Como você viu, música também é uma forma de comunicação, mas você precisa conhecer quem vai receber a mensagem:

  • Qual a faixa etária do seu público? 
  • Qual o nível de instrução? 
  • Quais regiões costuma viver? 
  • Quais os seus costumes? 
  • Como ele consome internet? 

Entender como seu público pensa, age, seus gostos e problemas ajuda a deixar sua mensagem mais fácil de entender. Portanto, faça uma boa pesquisa para entender como é o seu cliente e, a partir daí, como deseja se comunicar com ele — incluindo por música. 

Decida qual mensagem deseja passar

trilha sonora para vídeo institucional
Trilha sonora para vídeo institucional

Além disso, a música ativa diversas áreas do cérebro, incluindo a emoção. Seu vídeo institucional quer passar seriedade e profissionalismo? Você deseja contar a história da empresa e emocionar o público? Sua empresa tem uma abordagem mais bem-humorada, voltada ao humor?

Veja também:

Dicas de como criar um infográfico completo Prime Filmes

Respeite os direitos autorais

Antes de utilizar uma música em um comercial, por exemplo, é preciso pagar direitos autorais, já que ela é uma propriedade intelectual criativa. Então, quando uma música criada por outra para fins comerciais, é necessário pagar ao criador pela sua autoria.

E como isso é feito? Por meio do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), responsável pelos direitos de uso. Sem isso, o uso da trilha sonora em vídeos institucionais é considerado ilegal.

Então, antes de inserir a trilha na produção do seu vídeo institucional, entre em contato com o ECAD e saiba o que é necessário para a utilização da música. Depois que o boleto emitido pelo órgão é pago, todas as suas obrigações legais estão cumpridas.

Procure por bancos gratuitos

Complementando o tópico anterior, você pode usar músicas de bancos gratuitos como trilha sonora de vídeos autorais. Não sabe quais escolher? Veja nossa lista:

Busque ajuda especializada

A melhor maneira de criar uma trilha sonora para vídeos institucionais é contando com ajuda especializada em serviços de produção audiovisual. Uma produtora de vídeo poderá guiar você com mais eficácia na melhor escolha musical e sobre qual objetivo deseja atingir com aquela peça.Pronto para montar a trilha sonora do seu vídeo institucional? Então, entre em contato com a Prime Filmes e conheça o portfólio da empresa!

Produtora de Vídeo Prime Filmes


SIGA NOSSO

INSTAGRAM