Vídeo tutorial: veja quais as vantagens para sua empresa fazer sucesso na internet!

Vídeo tutorial: veja quais as vantagens para sua empresa fazer sucesso na internet!

Você sabia que o YouTube é responsável por mais de um terço de todo o tráfego em dispositivos móveis? Com a facilitação do acesso à internet e o aumento dos números de Wi-Fi, o mundo tem tido muito mais acesso a conteúdos em vídeo. Além disso, os brasileiros assistem mais vídeos online do que na televisão. Grande parte deles deseja aprender — seja com videoaulas, seja com vídeo tutorial.

E como sua empresa pode aproveitar esse novo momento? Tornando-se autoridade no seu segmento por meio do vídeo tutorial. Com aulas, cases e outras formas de ensino, você pode solidificar sua estratégia de marketing e, de quebra, educar o público sobre seu produto ou serviço. Mas o que é vídeo tutorial? Como fazê-lo? Quais são as vantagens? Você descobre tudo isso neste post!

O que é vídeo tutorial?

É um conteúdo em vídeo para web que ensina a fazer algo da sua área e, ao mesmo tempo, ajuda a transformar sua marca em autoridade no assunto. Resumindo: é um passo a passo de algo prático para seu público. 

Um vídeo tutorial não é necessariamente um vídeo publicitário, já que ele não é uma propaganda direta sobre sua empresa. Aqui, a intenção é fortalecer sua imagem por meio do conteúdo — a propaganda ocorre pelo compartilhamento e engajamento nos vídeos.

Quais as vantagens de um vídeo tutorial?

video-tutorial-quais-as-vantagens
  • Autoridade: mais do que um bom visual, é imprescindível trazer um conteúdo de qualidade — claro, objetivo é útil para o potencial cliente. Quanto mais relevante seu vídeo tutorial for, mais chances de sua empresa se tornar uma autoridade;
  • Humaniza a empresa: a comunicação fica mais dinâmica, com o vídeo tutorial dá aquela impressão de olho no olho, de uma aula com o professor ou até uma conversa entre amigos;
  • Ensina melhor: as pessoas gostam de aprender com vídeos, já que têm a vantagem da didática de um professor com o conteúdo visual. Um bom vídeo tutorial une texto, áudio e vídeo;
  • Engajamento: os usuários gostam de compartilhar vídeos. Um bom conteúdo incentiva o indivíduo a curtir, compartilhar e deixar comentários.

Veja também:

Como fazer um vídeo tutorial?

Veja como fazer o vídeo ideal para sua empresa:

Escolha o formato

Será uma videoaula, um vídeo infográfico, um tutorial visual ou um screencast? Conheça bem os diferentes formatos e escolha o ideal para seu vídeo tutorial.

Selecione os equipamentos

Um vídeo tutorial precisa de:

  • Câmera e Tripé: uma câmera HD já tem qualidade suficiente para a gravação do seu vídeo. Dependendo do modelo, você encontra esse tipo de filmagem até em celular;
  • Microfone: o melhor microfone é o externo, que não está acoplado à câmera. Ele capta o áudio com muito mais definição;
  • Iluminação: não conte apenas com a luz solar para fazer seu vídeo. Ela varia constantemente e pode estragar sua gravação. Softbox, Ring Light e Sun Gun são alguns exemplos de luzes que você pode utilizar.

Roteirize

Um bom vídeo tutorial não deve ser feito no improviso. Afinal, independentemente do formato, você precisa saber por onde começar, o que abordar e até onde ir. Além disso, é importante que ele caiba em um tempo predefinido. Seu vídeo precisa ser objetivo, sem enrolar.

Ensaie para seu vídeo tutorial

Um dos fatores que prendem o espectador é a eloquência de quem está falando. É importante que todo o conteúdo seja fácil de entender, mas tudo deve ser dito de forma natural. Pense em um professor ou em um amigo explicando algo a outro — é assim que deve ser sua didática. Então, treine bastante até que tudo esteja decorado e flua com facilidade.

Conte com uma produtora de vídeo especializada

Por mais que seja possível gravar um vídeo tutorial feito com recursos próprios, uma produtora de vídeo possibilita que seu conteúdo chegue a um nível muito maior. Para ter certeza de que está fazendo a escolha certa, olhe o portfólio da empresa e veja outros trabalhos que ela já fez. Assim, você consegue escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício em serviços de produção audiovisual.
Agora você já sabe quais são os benefícios de um bom vídeo tutorial, já está pronto para fazer o seu? Então, entre em contato com a Prime Filmes e solicite seu orçamento.


SIGA NOSSO

INSTAGRAM