Qual brasileiro nunca se assustou e parou suas tarefas ao ouvir a vinheta do Plantão da Globo? Sem ideia de qual é a notícia, basta ouvir ou ver a vinheta que o foco se torna o que será noticiado.

É esse o impacto que as vinhetas tem. Elas criam uma identidade para a marca e são capazes de chamar a atenção do público de forma visual e sonora. Mas será que você sabe o que precisa para criar uma vinheta de impacto?

O que é uma vinheta?

O primeiro passo é entender o que é uma vinheta. Ela é a apresentação que marca o começo e o término de um vídeo, e precisa ser de curta duração. Outro fator importante é que ela precisa conter algumas informações importantes, como a logo da marca, chamada para a ação e, para vídeos no Youtube, indicação para se inscrever no canal, por exemplo.

Além disso, a vinheta precisa ter uma marca sonora, um som para avisar que ela está passando e que seja marcante. Lembra do exemplo do vídeo do Plantão da Globo? Então, o som é algo que diz muito por si só. Já o formato, fica a critério do criador, que pode usar a imaginação para dar sua cara.

O impacto da vinheta para o seu vídeo

O primeiro ponto a ser destacado é que a vinheta cria uma personalidade para seu vídeo. Essa personalidade gera uma identificação com quem assiste e, assim, agrega valor para sua marca e seu vídeo.

Além disso, ela ainda aumenta sua autoridade, provocando um olhar mais sério e que confere mais confiança por parte do cliente ou telespectador. Nesse sentido, sempre que ver ou ouvir sua vinheta, quem está do outro lado da tela já sabe que se refere a sua marca.

Portanto, ela confere um tom profissional aos vídeos, sejam eles empresariais ou para redes sociais ou outras plataformas. E, desse modo, pode causar um impacto positivo para seu público.

Como criar uma vinheta de impacto?

Mas afinal, como criar uma vinheta de qualidade e que cause impacto? Saiba que conseguir atribuir profissionalismo ao vídeo requer a produção de um material que tenha tanto qualidade áudio visual quanto de conteúdo, por menor que ele seja.

Não existem regras na criação de uma vinheta, mas é importante que alguns pontos sejam considerados. Em primeiro lugar é importante que ela esteja alinhada com a marca, passando a mesma mensagem que o restante dos recursos usados.

Outro ponto importante é o tempo. Como já dito anteriormente a vinheta é de curta duração, sendo recomendado que seja de 5 segundos. Além disso, o material usado deve ser de qualidade.

A escolha do momento de colocar no vídeo e a trilha sonora adequada fecham as dicas para você fazer sua vinheta e agregar valor e autoridade para seus vídeos.

Facilitando a criação da vinheta

Por fim, existem alguns programas que ajudam na criação da vinheta. Variando entre gratuitos e pagos, eles oferecem recursos para a criação do vídeo, que pode ser feito pela própria marca.

Esses programas auxiliam no processo de criação, mas o mais importante é ter tempo, dedicação e criatividade para montar o vídeo curto que será a identidade de sua marca.

  • Biteable
  • Flixpress
  • FreeIntro
  • Maker
  • iVipID

A criação da vinheta pode ser feita por você e sua equipe ou por uma produtora de vídeo. O mais importante é que ela seja uma maneira de identificar sua marca, seu produto e conteúdo e, assim, agregar mais valor e profissionalismo para o seu trabalho.