O youtube é uma das redes sociais que mais crescem no mundo e, hoje em dia, é possível acessar todo tipo de conteúdo pela plataforma. É por isso que muitos apresentadores e artistas se tornaram influenciadores digitais e, com tanta concorrência, fica difícil saber como fazer vídeo para youtube e o que ele deve ter, não é?

Portanto, se você quer produzir vídeos de sucesso e influenciar as pessoas pela internet, precisa seguir algumas dicas que daremos neste artigo. Continue a leitura e torne-se um youtuber profissional!

1. Passo: Defina o conteúdo do vídeo

Um dos principais fatores que define como fazer vídeo para YouTube é você pensar: “vai ou não despertar o interesse e engajamento do conteúdo?” Não adianta produzir mil efeitos e trilhas sonoras se a mensagem não for interessante e bem embasada. Por isso, é importante definir o conteúdo do vídeo antes de começar a gravá-lo. Você pode partir de um tema ou um nicho que você quer atingir pesquisando sobre esses assuntos no próprio YouTube. Tente criar um conteúdo original e que acrescente algo ao que já foi dito.

2. Como fazer vídeo para YouTube: Separe o equipamento

Separe todo o equipamento que você vai utilizar durante a gravação do vídeo. Veja se está com bateria, faça teste de luz, ângulo, enquadramento e som. Garanta que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Hoje em dia é possível fazer vídeo apenas com um smartphone, mas se o seu objetivo é seguir na carreira de YouTuber, vale a pena investir em um equipamento mais completo ou na contratação de uma produtora de vídeo. Essa, aliás, é a melhor solução para quem não entende nada de imagem e áudio. 

3. Grave o vídeo

Tudo organizado, chegou a hora de gravar o vídeo. Relaxe, procure ser o mais natural possível, como se estivesse conversando com o expectador.

Fale apenas sobre o que você tem conhecimento, pois a melhor forma de passar segurança a alguém é demonstrando entendimento no assunto. Procure não gaguejar ou usar maneirismos e muitas gírias, a não ser que o seu público-alvo esteja acostumado com os termos.

Por outro lado, se estiver gravando um vídeo institucional, procure ser mais sério e passar a ideia de que é uma autoridade no assunto.

Vale a pena gravar mais de uma vez e em diversos ângulos, que poderão ser aproveitados posteriormente na edição para dar dinamismo ao vídeo. Você poderá escolher a melhor gravação ou mesclar as falas de diversas gravações.

Veja também:

4. Edite o vídeo

Nessa hora, se você não é um bom entendedor do assunto, certamente sentirá falta de uma prestadora de serviços de audiovisual, pois é na edição que qualquer erro ou defeito poderá ser corrigido.

Aproveite para melhorar a luz e o áudio, incluir trilha sonora, efeitos de áudio e vídeo etc. Verifique se o tempo de duração está de acordo com a dinâmica que você imaginou para ele, se não está muito longo ou muito curto.

5. Publique e divulgue o seu vídeo

Faça o upload do vídeo para a plataforma. Preste atenção ao título: ele deve ser chamativo e ter relação direta com o conteúdo. Use uma descrição que desperte o interesse do seu público e as tags que ele costuma buscar para chegar até o assunto sobre o qual você trata no vídeo.

Essa fase é muito importante para garantir visualizações e engajamento. Mas não se preocupe se isso não ocorrer logo de cara, mantenha uma frequência de publicações. Quanto mais vídeos você postar, maior serão as chances de sucesso!

E então, gostou do passo a passo de como fazer vídeo no YouTube? Que tal contar com uma mãozinha na produção? Entre em contato com a Prime Filmes! 

Até a próxima