Todos nós já assistimos vídeos institucionais das mais diversas empresas, seja para conhecê-la, se queremos nos candidatar a uma vaga de emprego, para entender um pouco mais sobre a empresa que presta o serviço ou produz o produto que queremos comprar. Normalmente os vídeos envolvem filmagens de pessoas trabalhando, reuniões sendo realizadas, todos os funcionários sorridentes e alguém com cargo importante contando um pouco da história da empresa. Esse modelo difundido entre todas as áreas e setores ainda é muito utilizado, porém pode ser ainda mais chamativo e criativo. Neste novo momento do marketing e da comunicação entre pessoas requer algo mais, e por isso, por que não se aventurar fazendo vídeos institucionais criativos?

Os vídeos servem para mostrar a cara da sua empresa, portanto é importante saber que tipo de empresa você está querendo apresentar, os vídeos não devem ser os mesmos entre uma startup despojada e uma gigante da indústria tradicional. Os serviços de produção audiovisual vem evoluído de maneira gritante, portanto é muito importante representar sua empresa da melhor maneira possível, afinal está cada vez mais difícil se destacar entre a grande concorrência com conteúdo de alta qualidade. A seguir apresentaremos algumas maneiras de construir vídeos institucionais criativos que podem fazer sua empresa se sobressair.

Alguns tipos de vídeos institucionais criativos

Vídeo Depoimento

Ouvir uma terceira parte, não vinculada à empresa denota confiança e traz uma ótima impressão da empresa, do serviço ou do produto sendo apresentado. Portanto, inserir algum cliente e até mesmo um case de sucesso contando como foi o serviço prestado pela sua empresa e como isso mudou o dia a dia dela pode ter um grande impacto. Este tipo de vídeo documentário mostra a competência da empresa e denota autoridade para quem está buscando o serviço.

Animações em Vídeo 3D

O uso de animações, sejam elas em 2D ou 3D pode ser muito valioso quando utilizado com maestria, mesmo para um público mais maduro. É possível mostrar alguém dando um depoimento e inserir um vídeo 3D animado mostrando graficamente a história sendo contada. Este tipo de vídeo comumente prende a atenção do espectador do início ao fim, porém é de grande importância que o roteiro do vídeo seja bem produzido e que as animações sejam bem feitas.

Storytelling

O significado de storytelling em português é contando história, literalmente uma história sendo contada. Esta história pode ser real ou ficcional, desde que o produto ou a marca seja inserida de maneira orgânica dentro da narrativa, mostrando como a empresa impacta a vida das pessoas para melhor. O storytelling na publicidade, cumpre um papel importante para fidelizar clientes e criar autoridade, sendo uma ferramenta essencial para o marketing atual em que o dinamismo da informação e a necessidade de captar a atenção do cliente rapidamente são predominantes.

Vídeo Tutoriais

Mostrar como se utiliza seu produto ou serviço, explicando passo a passo as maneiras de utilizá-lo e suas vantagens pode ser o diferencial entre um cliente definir pela sua empresa ou pelo concorrente, e também, pode servir para responder perguntas de potenciais clientes antes mesmo deles as pensarem. Desta forma você capta rapidamente o cliente sem deixá-lo criar percalços ou problemas para a compra.

A escolha do tipo de vídeo terá caráter definidor em como os espectadores serão impactados, e isso depende do tipo de mensagem que você pretende passar e o tipo de perfil que sua empresa e seu consumidor têm. O uso de vídeos institucionais criativos pode destacar sua empresa entre todo o universo de concorrentes que você tem, no entanto, seja o tipo que for escolhido, a qualidade do vídeo será determinante para o sucesso dele. Por isso, na hora de contratar uma produtora de vídeo – como a Prime Filmes –  conheça seu trabalho e confira seu portfólio para que seu produto seja impecável e atinja os objetivos propostos. Entre em contato, sem compromisso, para que você possa entender quais as melhores opções PRIME para sua empresa.